Início » Internacional » Líderes da UE aprovam acordo sobre saída do Reino Unido
REUNIÃO EM BRUXELAS

Líderes da UE aprovam acordo sobre saída do Reino Unido

Aprovado por 27 líderes do bloco, em reunião em Bruxelas, documento segue, agora, para debate no Parlamento britânico

Líderes da UE aprovam acordo sobre saída do Reino Unido
Neste domingo, May pediu apoio da população ao acordo (Foto: Flickr/EU2017EE)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Líderes da União Europeia (UE) aprovaram neste domingo, 25, um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. A reunião ocorreu em Bruxelas e contou com a participação de 27 representantes de países do bloco, sem a presença da primeira-ministra britânica, Theresa May.

O documento foi aprovado após pouco mais de meia hora de debate e a aprovação foi divulgada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em sua conta no Twitter. “A UE27 respaldou o Acordo de Retirada e a Declaração Política sobre a futura relação entre as partes”, escreveu Tusk.

Com 585 páginas, 185 artigos e três protocolos, o acordo aprovado neste domingo estabelece diretrizes para questões como os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido, além da conta de 39 bilhões de libras que o Reino Unido deve pagar pela saída. Pelo cronograma, a saída dos britânicos do bloco ocorrerá em 29 de março de 2019.

Agora, o documento segue para debate no Parlamento britânico, onde pode encontrar resistência para ser aprovado até mesmo dentro da legenda de May, o Partido Conservador. De acordo com a mídia local, parlamentares da base de May já preparam propostas alternativas para manter estreitas as relações do país com a União Europeia, em caso de fracasso do Brexit.

Neste domingo, May divulgou uma carta onde pede o apoio da população ao acordo e diz que ele promete um “futuro melhor” para o Reino Unido. Na carta May também afirma que a consolidação do Brexit em 2019 será um “um momento de renovação e reconciliação para todo o nosso país”.

Fontes:
G1-Líderes da União Europeia aprovam acordo sobre Brexit em Bruxelas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *