Início » Internacional » Líderes dos países aliados se encontram na Conferência de Yalta
Conferência de Yalta

Líderes dos países aliados se encontram na Conferência de Yalta

Em 4 de fevereiro de 1945, teve inicio a Conferência de Yalta, onde os Aliados discutiram a partilha do território alemão e determinaram as esferas de influência de cada país no pós-guerra

Líderes dos países aliados se encontram na Conferência de Yalta
Os três líderes dos países aliados decidiram, durante a Conferência de Yalta, pela divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação (Reprodução/AFP)

A Conferência de Yalta, também conhecida como Conferência da Crimeia, foi a segunda das três conferências entre os líderes das principais nações aliadas que ocorreram durante o período da Segunda Guerra Mundial. O encontro aconteceu na Crimeia entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 1945, e os acordos assinados ao fim da conferência previam um rápido fim à Segunda Guerra Mundial. Eles pretendiam assegurar a estabilidade do mundo após a vitória final.

Para o líder soviético Josef Stalin os principais objetivos da conferência eram a assistência econômica no pós-guerra e o reconhecimento por parte dos Estados Unidos e da Grã Bretanha de sua esfera de influência na Europa Oriental. O primeiro-ministro inglês Winston Churchill tinha em mente antes de tudo a proteção do Império Britânico, mas também queria esclarecer o status político da Alemanha no pós-guerra.

Já as metas do presidente americano Franklin Roosevelt se concentravam no consenso para a criação das Nações Unidas e em conquistar o apoio efetivo da União Soviética na guerra contra o Japão, uma vez que Hitler já estava praticamente derrotado.

Os três líderes dos países aliados decidiram, durante a Conferência de Yalta, pela divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação, que seriam administradas por uma comissão de controle central, com sede em Berlim. Decidiu-se convidar a França a assumir a administração de uma zona de ocupação e a participar da comissão de controle. Outro ponto importante desse evento foi o início dos primeiros diálogos que dariam origem à Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Fontes:
Opera Mundi-Hoje na História: 1945 - Conferência de Yalta pressagia a Guerra Fria
Brasil Escola-Segunda Guerra Mundial - Acordos de Paz

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *