Início » Internacional » Líderes mundiais se reúnem hoje na Cúpula do Clima da ONU
Mudanças Climáticas

Líderes mundiais se reúnem hoje na Cúpula do Clima da ONU

Chefes de Estado e de governo de mais de 120 países discutem as mudanças climáticas na Cúpula, em Nova York

Líderes mundiais se reúnem hoje na Cúpula do Clima da ONU
Em Nova York, o último fim de semana foi marcado por protestos contra as mudanças climáticas (Reprodução/AP)

A Cúpula do Clima promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) começa nesta terça-feira, 23, em Nova York, e contará com a presença de mais de 120 chefes de Estado e de governo para discutir as mudanças climáticas. A reunião terá como um dos principais assuntos o aquecimento global e tem como objetivo nortear ações para uma política ambiental mais efetiva.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), foi convidado pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para falar sobre o papel dos governos locais na implementação de medidas contra ao aquecimento global. O discurso de Paes está previsto para as 18h (horário de Brasília). Antes do discurso, Paes e Moon darão uma coletiva de imprensa às 12h30 (horário de Brasília) sobre a importância das cidades na luta global contra o aquecimento.

Somente na última segunda-feira, 22, a presidente Dilma Rousseff decidiu discursar na cúpula, onde irá abordar a redução no desmatamento da Amazônia Legal entre 2004 a 2013, o investimento em fontes limpas de energia e o incentivo a políticas de desenvolvimento sustentável. Os ambientalistas, por sua vez, esperam que a presidente ratifique os compromissos firmados pelo Brasil em Copenhague (em 2009) e que revele as estratégias do país para colocá-los em prática até 2020, meta estabelecida durante o encontro.

Os líderes presentes na Cúpula compartilharão experiências de seus países, assim como as medidas que tomarão para que a temperatura do planeta suba menos que 2ºC. Na próxima quarta-feira, 24, ocorrerá a Assembleia Geral da ONU e a Cúpula servirá como prévia.

“O mundo precisa ver que oportunidades existem para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fornecer fontes de energia sustentáveis. Ao ver o que é possível, outros podem encontrar inspiração e seguir o exemplo”, declarou Moon.

Os governos poderão também discutir termos para um acordo climático universal e significativo visando a conferência de Paris, no ano que vem, que ocorrerá entre novembro e dezembro. Também poderão ser feitos anúncios de medidas para reduzir emissões de gases poluentes, aumentar a resistência às mudanças climáticas e mobilizar financiamentos de ações climáticas.

Os líderes mundiais apresentarão trabalhos em discursos de até quatro minutos sobre ações nacionais em andamento, que podem estar relacionadas a financiamento; eficiência energética; energias renováveis; adaptação; redução do riscos de desastres e resiliência; florestas; agricultura; transporte; poluentes climáticos de curta duração; e cidades.

Fontes:
G1 - Líderes mundiais se reúnem na ONU para discutir as mudanças climáticas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *