Início » Internacional » Líderes separatistas catalães são condenados à prisão
ESPANHA

Líderes separatistas catalães são condenados à prisão

Nove líderes catalães foram condenados por crimes como sedição e uso indevido de fundos públicos, mas absolvidos por rebelião

Líderes separatistas catalães são condenados à prisão
Sentenças variam entre nove e 13 anos de detenção (Foto: Twitter)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Nove líderes separatistas da Catalunha, na Espanha, foram condenados pelo Supremo Tribunal da Espanha por crimes como sedição e uso indevido de fundos públicos durante os movimentos separatistas de 2017. Eles foram absolvidos de crimes como rebelião.

As condenações foram reveladas nesta segunda-feira, 14. Devido a isso, manifestantes foram às ruas para protestar contra a decisão do tribunal. Os líderes separatistas receberam condenações que variaram entre nove e 13 anos de detenção.

Entre os líderes estão: o ex-vice-presidente da região Oriol Junqueras; o ex-ministro das Relações Exteriores da Catalunha Raül Romeva; o ex-porta-voz do governo regional Jordi Turull; o ex-ministro do Trabalho Dolors Bassa; ex-presidente do Parlamento catalão Carme Forcadell; o ex-ministro do Interior catalão Joaquim Forn; o ex-ministro territorial Josep Rull; e dois ativistas, Jordi Cuixart e Jordi Sànchez, influentes no movimento separatista.

O julgamento durou quatro meses e 422 testemunhas foram ouvidas para que os sete juízes, que integram a Suprema Corte da Espanha, chegassem ao veredito. Após o anúncio da decisão, um juiz também reeditou um mandado de prisão internacional para o ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont, que está exilado na Bélgica para evitar a prisão. Puigdemont também foi acusado de sedição e uso indevido de fundos públicos.

Enquanto o primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez, destacou o respeito pela decisão do tribunal, o presidente da Catalunha, Quim Torra, pediu anistia para os condenados. Ademais, reforçou que a região vai continuar buscando sua independência.

Fontes:
The Guardian-Catalan separatist leaders given lengthy prison sentences
Al Jazeera-Catalan separatist leaders handed jail terms for independence bid

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *