Início » Internacional » Lira turca cai 12% após Trump elevar tarifas contra a Turquia
ECONOMIA

Lira turca cai 12% após Trump elevar tarifas contra a Turquia

Nesta sexta-feira, 30, Trump autorizou o governo americano a dobrar as tarifas impostas ao aço e alumínio da Turquia

Lira turca cai 12% após Trump elevar tarifas contra a Turquia
Tensão chegou ao auge após o governo Erdogan prender pastor americano na Turquia (Foto: Wikimedia)

A troca de ameaças entre o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e dos Estados Unidos, Donald Trump, fez a lira turca desvalorizar 12% frente ao dólar nesta sexta-feira, 10.

A tensão entre Trump e Erdogan, que já vinha se elevando por conta de discordâncias entre os líderes em relação à guerra na Síria, chegou ao auge após o governo turco prender Andrew Brunson, um pastor evangélico americano que reside há 20 anos na Turquia. Brunson foi preso acusado de envolvimento no fracassado golpe de Estado de 2016. O pastor, que nega qualquer envolvimento no episódio, está sendo julgado pelos crimes de espionagem e terrorismo.

Washington já havia anunciado sanções aos ministros do Interior e da Justiça da Turquia, afirmando que ambos tiveram papel crucial na prisão de Brunson. Em resposta, Erdogan ameaçou congelar os ativos dos ministros do Interior e da Justiça americanos na Turquia, “caso eles tivessem algum”.

No início da manhã desta sexta-feira, 30, Trump anunciou em sua conta no Twitter que autorizou seu governo a dobrar as tarifas impostas ao aço e alumínio da Turquia. “Acabo de autorizar a duplicação das tarifas sobre o aço e o alumínio à Turquia, já que a moeda deles, a lira turca, cai rapidamente em relação ao nosso dólar muito forte! O alumínio terá agora tarifas de 20 por cento e o aço 50 por cento. Nossas relações com a Turquia não são boas neste momento!”, escreveu o presidente americano.

Erdogan respondeu ao anúncio de Trump. “Não vamos perder a guerra econômica. Se há alguém [na Turquia] com dólares, euros ou barras de outro embaixo do travesseiro, deve ir ao banco convertê-los [em liras turcas]”, disse o presidente turco. As declarações, no entanto, não impediram a queda da moeda turca, que desde o início deste ano já desvalorizou 27%.

Fontes:
CNN-Trump vows to double steel and aluminum tariffs on Turkey

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *