Início » Internacional » Luís XVI assume o reinado na França
Monarquia Francesa

Luís XVI assume o reinado na França

Em 10 de maio de 1774, Luís XVI assumiu o reinado da França após a morte do seu avô

Luís XVI assume o reinado na França
Luís XVI foi o último rei do país antes da Revolução Francesa (Reprodução/Wikipedia)

Neto do rei Luís XV, Luís XVI nasceu em Versalhes, no ano de 1754. Com a morte de seus dois irmãos mais velhos e de seu pai, único filho de Luís XV, o príncipe tornou-se o herdeiro do trono da França.

Aos 15 anos, em 1770, Luís XVI casou com Maria Antonieta. Após a morte do seu avô, Luís XVI assumiu o reinado na França no dia 10 de maio de 1774. Luís XVI foi o último rei do país antes da Revolução Francesa.

Durante o seu reinado, a França estava endividada e o povo sofria com os altos impostos do país, que eram pagos apenas pelo Terceiro Estado, formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e pela pequena burguesia comercial.

A situação social na França gerou uma grande insatisfação popular que levou o povo às ruas para tirar do governo a monarquia comandada pelo rei Luís XVI. A Queda da Bastilha em 1789 marcou o início do processo revolucionário, que levou grande parte da nobreza a deixar o país.

A família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, Luís XVI e Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793.

Fontes:
History Channel-Luís XVI assume o reinado na França
Sua Pesquisa-Revolução Francesa

1 Opinião

  1. jayme endebo disse:

    Fim da monarquia francesa e início do Império Napoleonico que foi a recaída por mandante não eleito pelo povo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *