Início » Internacional » Macri não difere de Kirchner quanto às Malvinas
ARGENTINA

Macri não difere de Kirchner quanto às Malvinas

Novo governo de Mauricio Macri reafirma soberania argentina sobre as ilhas Malvinas, chamadas de Falklands pelos britânicos

Macri não difere de Kirchner quanto às Malvinas
Novo governo de Mauricio Macri quer reabrir o diálogo sobre o arquipélago com o Reino Unido (Foto: Wikimedia)

O governo recém-eleito da Argentina afirmou nesta segunda-feira, 4, que continuará reivindicando a posse das Ilhas Malvinas, chamadas de Falkland Islands pelos britânicos, que a consideram parte de seu território.

Leia também: Reino Unido toma posse das Ilhas Malvinas

“A Argentina renova seu firme comprometimento com a solução pacífica das diferenças, o direito internacional e o multilateralismo”, disse em comunicado a nova chancelaria argentina.

De acordo com o texto, o país “convida o Reino Unido a retomar o mais cedo possível as negociações destinadas a resolver de forma justa e definitiva a soberania das Ilhas Malvinas (Falklands), Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e outros territórios no mar”.

Britânicos e argentinos disputaram o território em uma guerra envolvendo o arquipélago em 1982, em que 649 soldados argentinos e 255 britânicos foram mortos. Décadas após a Guerra das Malvinas, a propriedade do arquipélago permanece no centro das tensões diplomáticas entre os dois países.

A Argentina sustenta que herdou as Malvinas após declarar independência do governo da Espanha e de um acordo anterior entre espanhóis e ingleses. Os britânicos dizem que historicamente comandaram o arquipélago e que o povo do arquipélago tem o direito de auto-determinação. A pequena população que vive no arquipélago se considera britânica.

Fontes:
The Guardian-Argentina urges UK to return to negotiating table over Falkland Islands

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *