Início » Internacional » Macri decreta abatimento de aviões para impedir tráfico de drogas
ARGENTINA

Macri decreta abatimento de aviões para impedir tráfico de drogas

Presidente não consultou o Congresso para estabelecer o novo decreto e disse se tratar de um assunto de segurança nacional

Macri decreta abatimento de aviões para impedir tráfico de drogas
O governo divulgou que Macri assinou um decreto declarando que esta é uma questão nacional de segurança e de emergência (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O presidente argentino Mauricio Macri decidiu permitir que a Força Aérea do país rastreie e abata voos ilegais de tráfico de drogas dentro do país, promovendo críticas que dizem que ele deveria consultar o Congresso antes de tomar uma decisão.

O governo divulgou que Macri assinou um decreto declarando que esta é uma questão nacional de segurança e de emergência, cumprindo a campanha de expandir e intensificar a luta argentina contra o crime organizado e o tráfico de drogas.

O decreto dá ao governo “controle forte em relação ao espaço aéreo” e permite que a Força Aérea “identifique, avise e use a força” contra aviões que entram ilegalmente no espaço aéreo argentino. As autoridades federais vão declarar aviões não identificados como “hostis” se eles forem considerados uma ameça.

O abatimento de voos carregados de drogas na América Latina é um tema controverso desde que a Força Aérea peruana derrubou um pequeno avião que levava missionários americanos em 2001, motivando o fim da política de abatimento. Já na Colômbia, o ato é visto como algo que reduziu drasticamente o carregamento de cocaína na América Central e no Caribe.

Apesar das recentes estatísticas do governo sobre tráfico de drogas e padrões de consumo não estarem disponíveis, autoridades argentinas dizem que ambos os problemas pioraram drasticamente durante a última década e que a Argentina se tornou um eixo estratégico para levar as drogas a Europa e outros destinos.

 

Fontes:
The Wall Street Journal-Argentine President Authorizes Shooting Down of Drug Flights

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *