Início » Economia » Macri vai propor suspender a Venezuela do Mercosul
FIM DA ERA KIRCHNER

Macri vai propor suspender a Venezuela do Mercosul

Proposta é fruto dos abusos de direitos cometidos pelo governo Maduro. Macri também pretende aproximar bloco da União Europeia e da Parceria Transpacífica

Macri vai propor suspender a Venezuela do Mercosul
Macri declarou que está na hora do Mercosul avançar (Foto: Mauriciomacri.com.ar)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, se comprometeu a buscar a suspensão da Venezuela do Mercosul. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira, 23, na primeira coletiva de Macri após a vitória nas urnas.

Leia mais: Opositor Mauricio Macri é eleito presidente da Argentina

Segundo Macri, a proposta será feita com base nas acusações de violações de direitos e perseguição política pelo governo de Nicolás Maduro, o que coloca em xeque a democracia na Venezuela. “Evidente que a cláusula democrática do bloco deve ser invocada, porque as acusações são claras e sem dúvida não foram inventadas”, disse Macri. O recém-eleito presidente argentino disse que pretende sugerir a medida na próxima cúpula do bloco, prevista para o dia 21 de dezembro, no Paraguai.

Macri também declarou que está na hora do Mercosul avançar e disse que pretende unir o bloco à Parceria Transpacífica, bloco que reúne 12 países no maior acordo comercial dos últimos 20 anos. Ele também sinalizou que pretende aproximar o Mercosul de acordos com a União Europeia, que até então eram travados pela Argentina. “O Mercosul precisa avançar nos acordos com a União Europeia (UE) e convergir para uma aliança com o Pacífico para aumentar o intercâmbio em geral”, disse Macri.

Uma reportagem publicada nesta segunda-feira, no jornal argentino Clarín, repercutiu os planos de Macri para o Mercosul, lembrando, porém, que o Brasil se opõe à aplicação da cláusula democrática contra a Venezuela no Mercosul.

Fontes:
Estadão-Macri quer aliar Mercosul a bloco do Pacífico e pedirá ação contra a Venezuela

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *