Início » Internacional » Macron nomeia Édouard Philippe para primeiro-ministro
FRANÇA

Macron nomeia Édouard Philippe para primeiro-ministro

Macron nomeou o ex-socialista da corrente moderada do partido Republicano para chefiar o governo

Macron nomeia Édouard Philippe para primeiro-ministro
Objetivo é atrair deputados de centro-direita para obter maioria parlamentar nas eleições de 11 e 18 de junho (Foto: Wikipedia)

O presidente francês Emmanuel Macron nomeou nesta segunda-feira, 15, Édouard Philippe, deputado e prefeito da cidade portuária de Havre, para o cargo de primeiro-ministro da França.

Ex-membro do Partido Socialista e filiado à ala moderada do partido Republicanos, Philippe terá como objetivo atrair deputados de centro-direita para obter maioria parlamentar para o governo de Macron nas eleições legislativas de 11 e 18 de junho.

Leia mais: Macron assume oficialmente a presidência

Desde o fim de semana, Phillipe era o nome mais cotado para chefiar o governo. Por ser próximo do ex-primeiro-ministro Alain Juppé, de centro-direita, ele é considerado uma pessoa capaz trazer dezenas de deputados moderados para o República em Marcha (REM), novo nome do partido de Macron, o que reforçaria a base do presidente no Legislativo.

Tão logo o nome de Philippe foi anunciado, o novo presidente francês se encaminhou para Berlim, onde encontrará ainda nesta segunda-feira a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A reunião terá como principal tema a disposição de Macron de reformar a União Europeia, reforçando a zona do euro, formada pelos países que compartilham a moeda única.

Fontes:
Estadão-Macron nomeia conservador Édouard Philippe como primeiro-ministro da França

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *