Início » Internacional » Maduro chama vice uruguaio de ‘covarde’ e força adiamento de cúpula da Unasul
Tiro no pé

Maduro chama vice uruguaio de ‘covarde’ e força adiamento de cúpula da Unasul

Unasul se reuniria nesta quinta em Montevidéu para debater a possibilidade de uma resposta conjunta às sanções americanas contra a Venezuela

Maduro chama vice uruguaio de ‘covarde’ e força adiamento de cúpula da Unasul
Maduro sugeriu, em rede nacional, que vice uruguaio é 'covarde' (Reprodução/Internet)

A União das Nações Sul-americanas (Unasul) é um dos poucos organismos internacionais a quem o combalido presidente venezuelano, Nicolás Maduro, dá ouvidos. Talvez seja o único.

A pedido da Venezuela, nesta quinta-feira, 12, os chancelers da Unasul fariam uma reunião extraordinária em Montevidéu para analisar as sanções impostas pelos Estados Unidos ao país e dar uma resposta conjunta à altura. A reunião, no entanto, foi adiada para o dia 23 de março devido à falta de tato diplomático do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que não mede palavras quando é contrariado, mesmo se tratando de um governo “amigo”.

Os países-membros da Unasul tendem a se alinhar com o governo venezuelano. Até mesmo diante de graves violações de direitos humanos, a política do órgão é de não intervir em governos de esquerda. Contrariando essa política, no dia 3 de março, o vice-presidente uruguaio Raúl Sendic, disse à imprensa que não concordava com a afirmação de Maduro de que existem ingerências externas na Venezuela.

Maduro vem usando as sanções americanas para “explicar” a crise interna vivida no país. Ele aproveitou as sanções americanas para pedir superpoderes ao Congresso na área de segurança, vem insinuando que os EUA irão bombardear a Venezuela e convocou a população a realizar exercícios militares de defesa.

Na noite de segunda-feira, 9, Maduro respondeu à crítica do vice uruguaio em rede nacional, dizendo que “um amigo no Sul, um grande amigo, que tem um bom cargo no governo, declarou que não há ingerência dos Estados Unidos sobre a Venezuela. O presidente Hugo Chávez me dizia: ‘tranquilo, Nicolás, que o mundo está cheio de covardes…”.

Nesta quarta-feira, 11, a chancelaria uruguaia convocou o embaixador venezuelano em Montevidéu para manifestar seu “mal-estar” e “comunicar que considera inamistosas tais declarações…” O Uruguai ocupa atualmente a presidência rotativa da Unasul e decidiu adiar a reunião em Montevidéu por conta do “mal-estar”.

Fontes:
Isto é Dinheiro - Adiada reunião de chancelers da Unasul em Montevidéu

1 Opinião

  1. Renato Fregapani disse:

    Esse Maduro é um jumento: quer brigar com o Tio Sam e não consegue nem fabricar papel-higiênico. E tem quem apoie.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *