Início » Internacional » Maduro sofre derrota na OEA
VENEZUELA

Maduro sofre derrota na OEA

Organização dos Estados Americanos aprovou uma resolução pedindo a “restauração da ordem democrática” no país

Maduro sofre derrota na OEA
Esta decisão representa uma grande derrota diplomática para o presidente venezuelano (Foto: Kremlin)

Na última sexta-feira, 23, Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou uma resolução pedindo a “restauração da ordem democrática” na Venezuela, o adiamento das eleições presidenciais (antecipadas para 22 de abril) e que o país aceite ajuda internacional por conta de sua crise humanitária.

Esta decisão representa uma grande derrota diplomática para o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. O regime está cada vez mais isolado, abandonado inclusive por parceiros históricos.

Dos 34 países do continente, 19 votaram a favor da resolução, sendo o Brasil um deles. Apenas cinco países se opuseram: Suriname, São Vicente e Granadinas, Bolívia, Dominica e a própria Venezuela. Oito países se abstiveram e dois não compareceram a votação.

“Essa resolução pode ser interpretada como uma condenação à antecipação das eleições pelo governo (Maduro), de uma maneira que inviabiliza a participação correta no processo eleitoral do país”, disse José Luiz Machado e Costa, embaixador do Brasil na OEA.

Apesar da resolução não criar mudanças práticas imediatas, ela pode ser utilizada por outros países e grupos para aplicarem sanções.

 

Fontes:
OEA-Consejo Permanente de la OEA aprueba Resolución sobre los Últimos Acontecimientos en Venezuela
O Globo-Abandonado por aliados, Maduro sofre dura derrota diplomática na OEA

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Valdenito Alves Da Silva disse:

    Está aqui o surgimento de uma nação governada por um ditador. Queremos acreditar que ele está fazendo algo, mas esta tudo muito claro. Governo, forças armadas, políticos vivendo no luxo e povo na miséria. Esses chamar isso de comunismo.

  2. Jeffwerson Tavares disse:

    É… Acho que regime venezuelano está um caos, com certeza precisa de uma intervenção internacional para acabar com essa ditadura absurda.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *