Início » Vida » Ciência » Maior acelerador de partículas do mundo é reiniciado
LHC

Maior acelerador de partículas do mundo é reiniciado

O LHC foi reiniciado após uma pausa de dois anos para reparo. É esperado que o acelerador atinja, até o fim de 2015, níveis recordes de energia

Maior acelerador de partículas do mundo é reiniciado
O LHC é um projeto que envolve dez países e que tem um investimento de U$ 10 bilhões (Reprodução/Internet)

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) anunciou que o maior e mais potente acelerador de partículas do mundo foi reiniciado neste domingo, 5, após uma pausa de dois anos para reparo.

Nos próximos dias, os cientistas vão verificar todos os sistemas em funcionamento para poder aumentar a energia dos feixes de prótons. É esperado que o Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider, LHC) atinja, até o fim de 2015, níveis recordes de energia.

O LHC foi desligado em 2013 para o reparo em 10 mil peças que precisavam ser reforçadas. “Nós basicamente passamos dois anos reforçando essas peças, é quase uma nova máquina”, declarou Paul Collier, chefe do Departamento de Feixes do CERN. Com as mudanças feitas pelos cientistas, o LHC está 60% mais potente do que era em 2012.

O maior experimento científico da história

O acelerador de partículas é um projeto que envolve dez países e que tem um investimento de U$ 10 bilhões. A super máquina foi construída em Genebra, na Suíça. Na sua primeira fase de operações, cientistas descobriram a existência do Bóson de Higgs. Segundo a teoria moderna do Modelo Padrão, o Bóson de Higgs e o campo energético a ele associado foram responsáveis por conferir massa à matéria após o Big Bang.

Mesmo com essa descoberta, a teoria do Modelo Padrão ainda é incompleta. Outra teoria, chamada Super Simetria, sugere que existe uma partícula desconhecida para cada partícula do Modelo Padrão. É o que cientistas do CERN esperam poder provar nesta segunda fase de operações do LCH.

Fontes:
The Verge-LHC reboot: the world's largest particle accelerator is now active
Info-Acelerador de partículas mais poderoso do mundo é reiniciado após dois anos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *