Início » Internacional » Maior ‘fábrica de mosquitos’ do mundo combate dengue na China
SAÚDE

Maior ‘fábrica de mosquitos’ do mundo combate dengue na China

Fábrica solta 20 milhões de mosquitos por dia infectados com a bactéria Wolbachia, que os torna inférteis para conter epidemias de dengue e zika

Maior ‘fábrica de mosquitos’ do mundo combate dengue na China
Método é mais eficaz e barato do que o uso de inseticidas (Foto: EBC)

Sediada na China, a maior fábrica de mosquitos do mundo solta 20 milhões do inseto por semana no meio ambiente. O objetivo é reduzir a população de mosquitos e erradicar doenças transmitidas por eles.

Para isso, os mosquitos machos liberados são infectados com a bactéria Wolbachia, que os torna inférteis e impede que as fêmeas procriem quando copulam. Como os mosquitos são os responsáveis pela transmissão da dengue e do vírus zika, a liberação desta espécie infértil pode cessar a epidemia de ambas as doenças.

A maior fábrica de mosquitos do mundo tem 3.500 m² e quatro laboratórios capazes de alimentar 5 milhões de mosquitos por dia. Ela fica na cidade de Guangzhou, sul da China, onde anualmente ocorrem surtos de dengue.

Projetos similares com a bactéria Wolbachia vêm sendo implantados em outros países afetados por mosquitos, como Brasil, Austrália, Vietnã e Indonésia. O método é mais eficaz e barato do que o uso de inseticidas.

Fontes:
Quartz-A Chinese “mosquito factory” releases 20 million of the little buggers into the wild every week

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *