Início » Internacional » Mais de 150 baleias encalham em praia na Austrália
MEIO AMBIENTE

Mais de 150 baleias encalham em praia na Austrália

Apenas seis conseguiram ser resgatadas e levadas novamente ao mar

Mais de 150 baleias encalham em praia na Austrália
A ameaça de tubarão dificultou o processo de resgate (Foto: Twitter/@WAParksWildlife)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Mais de 150 baleias-piloto-de-aleta-curta encalharam na praia de Hamelin Bay, sudoeste da Austrália. Apenas seis delas conseguiram ser resgatadas e levadas novamente ao mar, segundo o Departamento estadual de Biodiversidade, Conservação e Atrações. As tentativas de resgate contaram com dois obstáculos: o tempo ruim e a ameaça de tubarões, que poderiam ser atraídos pelo cheiro da carne.

As baleias foram vistas na manhã desta sexta-feira, 23, na praia de Hamelin Bay, que fica a cerca de 250 km de Perth, capital do estado de Austrália Ocidental, o maior do país.

Segundo o departamento, as tentativas de resgate ocorreram durante a tarde. Mais de 100 voluntários treinados, funcionários do departamento e veterinários ajudaram no processo. As baleias sobreviventes só conseguiram ser levadas novamente ao mar de noite.

O processo é complicado, especialmente pelo fato de que baleias resgatadas recentemente tendem a encalhar uma segunda vez. “Uma vez que movermos as baleias, nós vamos monitorar a situação de perto, já que é possível que as baleias voltem à costa e encalhem de novo. Isso vem acontecendo frequentemente em encalhes em massa”, disse Jeremy Chick, do Departamento de Parques e Serviços de Vida Selvagem.

As baleias-piloto-de-aleta-curta, que podem viver em grupos de 100 ou mais, são conhecidas por periodicamente encalhar no que os cientistas chamam de encalhe em massa, mas o motivo pelo qual elas fazem isso ainda é desconhecido. Cientistas especulam que as causas possam ser: doença, erros de navegação e interferência humana.

O maior encalhe em massa de baleias no oeste da Austrália ocorreu em 1996, quando 320 baleias-piloto-de-aleta-longa encalharam em Dunsborough, a cerca de 60 km da Hamelin Bay.

Leia também: Centenas de baleias morrem após encalhe coletivo na Nova Zelândia

Fontes:
The New York Times-150 Whales Beached in Australia, as Rescuers Fight to Save Them
BBC-Baleias encalham em massa em praia na Austrália e intrigam autoridades
DPAW-Hamelin Bay whale stranding update

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *