Um terremoto de seis graus de magnitude atingiu a ilha de Bornéu, na Malásia, nesta sexta-feira, 5, deixando mais de 160 alpinistas isolados no monte Kinabalu, o mais alto do país. Segundo o jornal local Star, os escaladores foram surpreendidos pelo tremor ao amanhecer, quando desciam do cume do monte, de 4.095 metros de altitude. Quatro pessoas estariam feridas e teriam quebrado braços e pernas.
Segundo o Ministério do Turismo do estado de Sabah, as operações de resgate já estão em andamento. Porém, o ministro do Turismo, Masidi Manjun, disse em sua conta no Twitter que os helicópteros de resgate não conseguiam pousar na região devido ao mau tempo. Todos os alpinistas foram orientados a ficar parados por conta do risco de desprendimento de pedras. Segundo o Departamento para a Conservação dos Parques da Província de Sabah, as atividades de escalada foram suspensas.
O terremoto começou às 7h15, horário local (20h15 de Brasília da quinta-feira). O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica no mundo todo, situou o hipocentro a 10 km de profundidade e seu epicentro a 19 km da cidade de Ranau, de 94 mil habitantes.
Ainda segundo Manjun, a força do terremoto foi tão grande que um dos Donkey Ears (formações rochosas) foi destruído. As autoridades malaias estão neste momento realizando operações para resgatar pessoas que ficaram ilhadas no Kinabalu, que está situado na província de Sabah, nordeste da ilha de Bornéu.
Apesar de a Malásia registrar terremotos habitualmente, o país está fora do Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica e vulcânica que afeta as vizinhas Indonésia e Filipinas.
Fontes:
O Globo-Terremoto deixa mais de 160 alpinistas isolados na Malásia
Estado de S. Paulo-Terremoto na Malásia deixa 1 morto e 2 feridos no monte kinabalu
1146 visualizações
443 visualizações
319 visualizações
185 visualizações
4 comentários
3 comentários
2 comentários
2 comentários