Início » Internacional » Mais de 2 mil refugiados entram na Hungria pela fronteira com a Sérvia
Crise humanitária

Mais de 2 mil refugiados entram na Hungria pela fronteira com a Sérvia

Grupo faz parte dos quase 8 mil refugiados que foram impedidos de entrar na Macedônia na semana passada

Mais de 2 mil refugiados entram na Hungria pela fronteira com a Sérvia
Número de refugiados entrando no país saltou para 1.500 por dia, após o governo anunciar a construção de uma cerca na fronteira (Foto: Forças de Segurança da Macedônia)

Um número recorde de 2 mil refugiados atravessaram a Sérvia e entraram na Hungria dias antes do governo húngaro completar a cerca de quatro metros que dividirá a fronteira entre os países para impedir o fluxo de migrantes.

Segundo informações da polícia húngara, 2.093 refugiados em busca de asilo entraram no país na última segunda-feira, 24, pela cidade fronteiriça de Roszke, no sul do país. O grupo faz parte dos quase 8 mil refugiados que na semana passada tentaram entrar na Europa pela Macedônia, mas foram impedidos após o país declarar estado de emergência e fechar suas fronteiras.

Um engenheiro iraquiano de 29 anos que não quis se identificar relatou à AFP os momentos de terror vividos pelo grupo. “Ficamos parados na Macedônia por dois dias. Ocorreram confrontos horríveis. A polícia usou pistolas e gás lacrimogêneo. Eu vi uma idosa ser agredida e ter seus documentos e dinheiro levados”, disse o engenheiro, que deixou o país fugindo do grupo radical Estado Islâmico (Isis).

Este ano, a Hungria já registrou mais de 100 mil pedidos de asilo, o dobro do registrado no ano passado. Para ter uma ideia, em 2012 foram protocolados 2 mil pedidos.

Este mês, o número de refugiados entrando no país saltou para 1.500 por dia, após o governo húngaro anunciar a construção de uma cerca no sul do país para separar a fronteira com a Sérvia. O muro está previsto para ser concluído no dia 31 deste mês. A Europa vive mais grave crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.

Fontes:
Al Jazeera-Record number of refugees enter Hungary from Serbia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *