Início » Internacional » Mais de mil de refugiados decidem ir a pé da Hungria para a Áustria
Crise migratória

Mais de mil de refugiados decidem ir a pé da Hungria para a Áustria

Refugiados iniciaram uma caminhada em direção à fronteira da Hungria com a Áustria. A distância do percurso é de 175 km

Mais de mil de refugiados decidem ir a pé da Hungria para a Áustria
Milhares de refugiados caminham de Budapeste em direção a Austria (Foto: Twitter/Hussein Kesvani)

Mais de mil refugiados iniciaram, nesta sexta-feira, 4, uma caminhada em direção à fronteira de Budapeste, capital da Hungria, com a Áustria. A distância da estação ferroviária onde se encontravam até a fronteira é de 175 km.

Com refugiados acampados na estação de Keleti, em Budapeste, há quatro dias, a Hungria se tornou um dos focos da crise humanitária da Europa. O Parlamento húngaro aprovou leis anti-imigração diante do grande fluxo de refugiados que passam pelo país com destino à Europa Ocidental.

As novas medidas incluem três anos de prisão para as pessoas que passarem pela barreira de arame construída na fronteira com a Sérvia e a possibilidade de recorrer ao exército nas passagens para os países vizinhos. Também será possível apresentar pedidos de asilo nos postos de fronteira. Em entrevista a uma rádio local, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, disse que a crise tende a piorar.

“Agora vamos falar sobre centenas de milhares (de migrantes), mas no próximo ano vamos falar sobre milhões e não há fim para isso. De repente, veremos que estamos em minoria no nosso próprio continente”, disse Orban.

Os primeiros-ministros da República Checa, Polônia e Eslováquia, além do próprio Orban, rejeitaram, em um comunicado conjunto, qualquer sistema de quotas para aceitar imigrantes. “Qualquer proposta que conduz à introdução de quotas obrigatórias para a solidariedade seria inaceitável”, diz o comunicado.

Os refugiados tinham embarcado na última quinta-feira, 3, em Budapeste, em um trem com destino à fronteira com a Áustria, mas foram obrigados a deixar a composição antes e obrigados a seguir para um campo de refugiados. Centenas se recusaram a ir para centro de acolhimento e cerca de 500 deles passaram a noite nos vagões.

Fontes:
O Globo - Mais de mil de imigrantes decidem ir a pé de Budapeste para Áustria

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *