Início » Internacional » Malaui ordena polícia a atirar para proteger albinos
Discriminação contra albinos

Malaui ordena polícia a atirar para proteger albinos

A última ordem veio do Chefe de Polícia de Malaui, Lexen Kachama, que instruíu policiais a atirar em qualquer ‘criminoso perigoso’ pego sequestrando albinos

Malaui ordena polícia a atirar para proteger albinos
Um grupo a favor dos direitos dos albinos pediu por maior proteção, mas disse que matar suspeitos não vai deter criminosos de oferecer grandes somas de dinheiro pelas partes dos corpos (Reprodução/Flickr/Dave Conner)

A polícia malauiana está sob ordens de atirar em qualquer um que ataque albinos, numa tentativa de diminuir a onda de violência contra eles na África Oriental, onde partes do corpo dos albinos são usadas para magia negra.

Leia mais: Por que os albinos são perseguidos em muitos países africanos?
Leia mais: Tanzânia prende mais de 200 ‘feiticeiros’ por assassinatos de albinos

Pelo menos 15 albinos, a maioria crianças, foram mortos, feridos ou sequestrados na África Oriental nos últimos seis meses com um aumento marcante em Malaui, na Tanzânia e em Burundi, de acordo com as Nações Unidas.

Representantes das Nações Unidas disseram que pelo menos seis ataques contra albinos foram relatados em Malaui nas primeiras dez semanas de 2015 comparados com quatro incidentes nos dois últimos anos.

A Tanzânia baniu feiticeiros numa tentativa de parar o tráfico de partes do corpo usados em poções para trazer sorte, amor e saúde. Já Burundi está tentando salvar os albinos, os acomodando em casas sob proteção policial.

A última ordem veio do Chefe de Polícia de Malaui, Lexen Kachama, que instruiu policiais a atirar em qualquer “criminoso perigoso” pego sequestrando albinos, de acordo com a mídia local.

Uma tentativa parecida foi feita pelo primeiro-ministro da Tanzânia, Mizengo Pinda, em 2009, quando ele incitou cidadãos a matar qualquer um que fosse encontrado com membros ou órgãos de albinos.

Um grupo a favor dos direitos dos albinos pediu por maior proteção, mas disse que matar suspeitos não vai deter criminosos de oferecer grandes somas de dinheiro pelas partes dos corpos, já que eles ainda estariam dispostos a correr o risco pelo prêmio prometido.

Fontes:
Reuters-Malawi orders police to shoot in a bid to protect albinos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *