Início » Internacional » Mali quer expandir sua rede de conexões
África e a internet

Mali quer expandir sua rede de conexões

A descoberta de uma fonte inesperada de novos contatos no Mali

Mali quer expandir sua rede de conexões
Governo de Mali está ampliando seus contatos por meio da internet (Fonte: Reprodução)

A República do Mali tem uma longa tradição de trocas comerciais e de conhecimento com o mundo exterior. No passado, as viagens de Trípoli a Gao eram feitas de carroça. As rotas comerciais transportavam estudiosos e mercadorias de Tombuctu à região do Mediterrâneo e a lugares ainda mais distantes. Atualmente, as mesmas rotas transportam armas, drogas, pessoas e produtos alimentícios, sobretudo, macarrão. Agora, o governo de Mali está ampliando seus contatos por meio da internet.

Desapontados com o desempenho fraco do domínio “.ml”, o equivalente a “.com” ou a “.co.uk” no Reino Unido, com apenas uns cem usuários em 2012, os webmasters de Mali pediram ajuda à Freenom, uma empresa holandesa de serviços de internet e registro de domínios grátis, para expandir sua rede de conexões.

Hoje, existem 340 mil domínios “.ml” ativos no Mali e 100 novos domínios registram-se de hora em hora. Os domínios não são recursos naturais, mas podem ser minas de ouro. Embora a maioria dos registros de domínios no Mali seja grátis, cerca de 1% dos usuários pagam US$ 9,95 por ano para ter seu endereço de internet.

O domínio “.ml” do Mali é um dos que mais crescem na região. A Nigéria, a maior economia da África, tem apenas 60 mil endereços “.ng”, talvez por que o registro de um novo “.ng” custe mais de US$ 100. O registro de um “.sn” no Senegal custa um pouco menos. Mas ambos exigem um trabalho burocrático de preenchimento de formulários. A Etiópia, um dos domínios mais caros do continente, deveria pensar em uma estratégia para diminuir seu custo. O domínio “.et” atrairia uma legião de admiradores de ficção científica.

Fontes:
The Economist - Africa and the internet: What’s in a domain?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *