Início » Internacional » Malvinas viram tema de cédulas de peso na Argentina
Soberania

Malvinas viram tema de cédulas de peso na Argentina

Objetivo da iniciativa é 'incorporar a um elemento de uso diário e soberano por natureza como é a moeda, a demanda inabalável do povo argentino sobre as Ilhas Malvinas'

Malvinas viram tema de cédulas de peso na Argentina
Nova nota de 50 pesos com o mapa das Ilhas Malvinas (Fonte: Reprodução/Divulgação)

Começarão a circular daqui a poucos dias em toda a Argentina as novas notas de 50 pesos com referências à reivindicação de soberania do país sobre as Ilhas Malvinas, arquipélago localizado no sul do Oceano Atlântico, a cerca de 500 quilômetros da costa da Patagônia.

As Malvinas, ou Falklands, como preferem seus moradores — os Kelpers — estão sob domínio britânico desde 1833. A Argentina, entretanto, considera o arquipélago como parte do seu território, o que sempre gerou tensões entre Londres e Buenos Aires, tensões cujo auge foi alcançado na guerra das Malvinas, em 1982, quando tropas da Argentina chegaram a ocupar as Falklands.

Segundo o presidente do Banco Central da Argentina, Alejandro Vanoli, o objetivo da iniciativa é “incorporar a um elemento de uso diário e soberano por natureza como é a moeda, a demanda inabalável do povo argentino sobre as Ilhas Malvinas”.

Alimentar a reivindicação de soberania sobre as Malvinas parece ser uma espécie de obsessão de Cristina Kirchner. Em junho do ano passado, discursando na inauguração de um museu sobre o arquipélago em Buenos Aires, a presidente argentina afirmou que lutar pela posse das Malvinas era uma prioridade do seu governo.

Fontes:
Veja - Cédula que reivindica Malvinas começa a circular em março na Argentina

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *