Início » Internacional » Mao Tsé-Tung cria a República Popular da China
NESTA DATA

Mao Tsé-Tung cria a República Popular da China

Em 1° de outubro de 1949, Mao Tsé-Tung torna-se o chefe de Estado da China e institui o comunismo no país

Mao Tsé-Tung cria a República Popular da China
Depois de anos de confronto, os comunistas conseguiram expulsar o Kuomintang para a ilha de Taiwan e criaram o novo governo da China (Foto: Wikimedia)

O líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tsé-Tung, encerrou oficialmente a guerra civil entre comunistas e nacionalistas no país ao proclamar a República Popular da China e assim estabelecer o comunismo no país.

A guerra civil aconteceu no início do século XX, mas o conflito entre as duas forças políticas do país se acirrou no final da Segunda Guerra Mundial. Enquanto os nacionalistas eram representados pelo movimento republicano Kuomintang, os comunistas eram representados pelo Partido Comunista Chinês.

Durante a Segunda Guerra Mundial, eles tiveram que manter uma trégua difícil para enfrentar a invasão japonesa. Depois de anos de confronto, os comunistas conseguiram expulsar o Kuomintang para a ilha de Taiwan e criaram o novo governo da China.

Segundo o comunicado emitido pela rádio de Pequim, mais de 200 mil chineses se reuniram diante do antigo Palácio Imperial, em Pequim, para ouvir o discurso de Mao Tsé-Tung. Logo em seguida, a nova bandeira, vermelha com cinco estrelas amarelas, foi hasteada e o novo hino, “Marcha dos Voluntários” foi cantado.

Fontes:
Jornal do Brasil-1 de outubro de 1949 - Proclamada a República Popular da China
History-Nasce Mao Tse-Tung, o maior dirigente da Nova República Popular da China

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *