Início » Internacional » Mao Tsé-Tung
NESTA DATA

Mao Tsé-Tung

Em 9 de setembro de 1976, morre Mao Tsé-Tung, líder da Revolução Chinesa

Mao Tsé-Tung
Mao foi um dos fundadores do Partido Comunista Chinês e liderou o país de 1949 até sua morte (Foto: Wikimedia)

Mao Tsé-Tung foi um grande estadista chinês, nascido em 26 de dezembro de 1893, que se manteve no comando do país desde a sua fundação, em 1949, após o fim da revolução chinesa, até a sua morte no dia 9 de setembro de 1976.

Tsé-Tung nasceu em uma família de camponeses, na aldeia de Shaoshan, na região de Xiangtang, província de Hunan, onde passou toda a sua infância. Aos 13 anos, abandonou os estudos para ajudar na granja da família, pouco antes de sair de casa e entrar na escola de magistério de Changshga. Depois ele passou a trabalhar como bibliotecário na Universidade de Pequim, onde conheceu dois homens que lhe ajudariam na revolução chinesa: Chen Dixiu e Li Dazhao.

Em 1921, dois anos depois da revolta estudantil contra o Japão, Mao fundou junto com outras pessoas o Partido Comunista Chinês. Ao voltar para seio de sua família na região rural do país, Tsé-Tung percebeu que a força do camponeses poderia ajudar a revolucionar a China. Porém, os comunistas viram seus antigos aliados, os nacionalistas, se voltarem contra eles e dizimarem seu movimento.

Mao fugiu após a derrota para os nacionalistas e começou a usar táticas de guerrilha para derrotar Jiang Jieshi, líder dos ex-aliados. Aos poucos os exércitos vermelhos, tropas comunistas, tomaram posse de várias regiões do país. Em 1934, comunistas e nacionalistas voltaram a se aliar para derrotar um inimigo em comum, o Japão que voltava a invadir o país.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a guerra entre os dois partidos foi retomada, porém Mao conseguiu dominar todo o país, proclamando a República da China no dia 1° de outubro de 1949, e assim se tornando presidente.

Tsé-Tung ficou na presidência da China até 1959, porém se manteve na presidência do partido, continuando na liderança do país na prática. Em seu governo, adotou um modelo comunista com forte investimento em agricultura em vez de indústria pesada, como era feito na União Soviética.

Mao morreu aos 82 anos, em 9 de setembro de 1976, em decorrência de complicações respiratórias causadas pelo tabagismo e por uma doença degenerativa.

Fontes:
InfoEscola-Mao Tsé Tung
Uol Educação-Mao Tsé-Tung
History-Nasce Mao Tse-Tung, o maior dirigente da Nova República Popular da China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Markut disse:

    De fato, grande estadista,só se for na sua presumivel estatura física.
    Um caso típico de quem pretendeu modificar a inamovivel natureza humana e construir uma sociedade “nova” (?),à custa de milhões de vidas sacrificadas e uma política de terra arrasada.
    Lamentavel é que o maoismo não morreu.
    Ainda há quem acredite que o paraiso na Terra é possivel, se for necessário, com medidas e atitudes totalmente divorciadas da verdadeira índole deste bípede implume.

  2. Rogerio Faria disse:

    Se foi contra o Tio San, tô com ele…

  3. Francisco Taborda disse:

    Grande estadista chinês? Por que? Ele era muito alto?

  4. Roberto1776 disse:

    ESTADISTA? Desde quando açougueiro é estadista?

  5. Vasco A. Duval disse:

    Só faltou dizer da “revolução cultural” e dos 50 milhões de chineses assassinados.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *