Início » Vida » Ciência » Máquina usa suor para produzir água potável
água para beber

Máquina usa suor para produzir água potável

Cientista sueco cria equipamento que extrai o suor em forma de vapor para produzir água potável

Máquina usa suor para produzir água potável
Criador afirma que a água produzida pela máquina é mais limpa do que a encontrada em torneiras (Reprodução/Internet)

Um cientista sueco desenvolveu uma máquina capaz de produzir água potável a partir do suor humano. O equipamento foi especialmente produzido para promover uma campanha de conscientização da Unicef sobre a falta de água potável, problema que atinge 780 milhões de pessoas em todo o mundo.

O aparelho gira e aquece peças de roupas para extrair o suor em forma de vapor e conduzi-lo a uma membrana que só deixa passar moléculas de água. “Nós usamos uma substância que é parecida com o gore-tex (um tipo de tecido impermeável) que apenas deixa passar o vapor, retendo bactérias, sais minerais, fibras de tecido e outras substâncias”, explica Andreas Hammar, criador da máquina.

Hammar afirma que a água produzida pela máquina é mais limpa do que a encontrada em torneiras e que a Estação Espacial Internacional tem um aparelho similar ao equipamento.

Desde que a máquina foi colocada em exposição em Gotemburgo, na Suécia, no último dia 15, milhares de pessoas já beberam o “suor” dos outros. O único problema é a quantidade limitada de água produzida. Para cada 10 ml de água (cerca de um gole) é necessário uma camiseta encharcada de suor. Para resolver o problema, voluntários produzem suor pedalando em bicicletas ergométricas instaladas no local.

Fontes:
BBC-Máquina destila suor para criar água potável na Suécia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *