Início » Internacional » Marcha contra terrorismo reúne 500 mil pessoas em Barcelona
ESPANHA

Marcha contra terrorismo reúne 500 mil pessoas em Barcelona

Atentado no último dia 17 deixou 14 mortos e 120 feridos em um dos principais pontos turísticos da cidade

Marcha contra terrorismo reúne 500 mil pessoas em Barcelona
Marcha foi batizada de 'No tinc por!' ('Não tenho medo!') (Fonte: Reprodução/Reuters)

Quinhentas mil pessoas marcharam neste sábado, 26, contra o terrorismo em Barcelona, na Espanha, segundo estimativa oficial. Entre os manifestantes estava o rei Felipe VI, o primeiro monarca em uma manifestação no país.

A marcha reuniu ainda o primeiro-ministro Mariano Rajoy, além de outros integrantes do governo espanhol, representantes das forças de segurança e de emergência, das associações de moradores e comerciantes e das comunidades muçulmanas da região que foi palco de um atentado terrorista no último dia 17 de agosto.

Quatorze pessoas morreram e outras 120 ficaram feridas após serem atropeladas por uma van em La Rambla, via que fica em uma das principais áreas turísticas de Barcelona.

A marcha foi batizada de “No tinc por!” (“Não tenho medo!”). Manifestantes carregaram cartazes com dizeres como “não à islamofobia” e “a melhor resposta é a paz”.

Younes Abouyaaqoub, o homem de 22 anos que atropelou a multidão de pedestres, foi morto pela polícia quatro dias após o atentado.

O manifesto da marcha “No tinc por” foi lido e aclamado pela multidão na Praça da Catalunha: “Não temos medo de exprimir a nossa dor pelas vítimas, os nossos pêsames e solidariedade com as famílias, os amigos e todas as pessoas afetadas por este ato covarde. Não temos medo de condenar estes crimes que pretendem provocar o terror através da morte e da devastação para romper com o nosso modelo de convivência”.

Fontes:
Público - "Não temos medo", gritam meio milhão de pessoas em Barcelona

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *