Início » Internacional » Maria Antonieta e Luis XVI se casam
Nesta Data

Maria Antonieta e Luis XVI se casam

No dia 21 de maio de 1770, Maria Antonieta se casa com Luís XVI, em um metrimônio com o objetivo de unir as casas de Habsburgo e Bourbon

Maria Antonieta e Luis XVI se casam
Os dois foram executados na guilhotina em 1792, após a Revolução Francesa (Foto: wikipédia)

Maria Antonieta foi Rainha da França de 1774 até 1789, após se casar com o Rei da França Luis XVI, aos 14 anos, no dia 21 de maio de 1770. Após a Revolução Francesa, os dois foram retirados do poder e executados na guilhotina.

Maria Antonieta Josefa Joana Von Habsburgo-Lorena nasceu em Viena, Itália, em 1755. Filha do Imperador do Sacro Império Romano Germânico, Francisco Estêvão de Lorena, foi criada em um ambiente altamente católico.

Aos 14 anos casou-se com o delfim francês Luís Augusto, que assumiu o trono da França quatro anos depois, matrimônio esse que foi planejado por sua mãe para unir as dinastias de Habsburgos e Bourbons.

Ao assumir o trono, Luís XVI tenta reajustar a vida econômica do país que estava com gravíssimos problemas financeiros. Maria Antonieta participou de vários eventos na corte e nos locais da nobreza de Paris.

Após 1788, quando Luís convocou os estados gerais para resolver o problema do país, Maria Antonieta tentou deixar seus hábitos mais modestos e passou a frequentar um pequeno palácio que recebeu de presente de seu rei, onde conheceu seu amante.

A miséria e a fome no país causam uma campanha pejorativa contra a Rainha, a colocando como culpada por todo mal que atinge o povo francês. Os revolucionários derrubam o governo de Luis e sua família é toda presa, em 1789. Ficam até 1793 presos, quando são executados.

Fontes:
InfoEscola-Maria Antonieta

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *