Início » Internacional » Mariano Rajoy é deposto do cargo de primeiro-ministro da Espanha
ESPANHA

Mariano Rajoy é deposto do cargo de primeiro-ministro da Espanha

Queda de Rajoy ocorre dias após sua legenda, o Partido Popular, ser condenada pela Justiça em um caso envolvendo caixa dois

Mariano Rajoy é deposto do cargo de primeiro-ministro da Espanha
Rajoy será substituído no cargo pelo esquerdista Pedro Sánchez (Foto: Flickr/Partido Popular)

Mariano Rajoy foi destituído do cargo de primeiro-ministro da Espanha nesta sexta-feira, 1. O afastamento se deu através de uma moção votada no Parlamento do país, que resultou em 180 votos favoráveis e 169 contra.

O resultado pode ser considerado apertado, uma vez que contou com apenas quatro votos a mais do necessário, dentre os 350 parlamentares, para aprovar a moção.

A moção foi apresentada pela legenda de esquerda Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que conseguiu reunir apoio de outras legendas de esquerda e separatistas contra Rajoy. O líder do PSOE, Pedro Sánchez, assumirá como novo primeiro-ministro.

O afastamento de Rajoy ocorre dias aos sua legenda, o Partido Popular, ser condenada no Caso Gürtel, que revelou um esquema de caixa dois onde o partido recebia verba de empresas em troca de contratos públicos com empresas em várias regiões do país. Segundo a Justiça espanhola, o esquema existe desde 1989.

A presidente do Congresso dos Deputados, Ana Pastor, vai transmitir o resultado da votação para o rei espanhol Felipe VI. A expectativa é que ele assine ainda nesta sexta a nomeação de Sánchez como primeiro-ministro.

Rajou, que governou a Espanha por seis anos, reconheceu a derrota e felicitou Sánchez antes mesmo do início da votação da moção no Parlamento. “Foi uma honra deixar a Espanha melhor do que a encontrei”, disse Rajoy, acrescentando que espera que Sánchez consiga fazer o mesmo.

Já Sánchez agradeceu o apoio dos partidos que votaram a favor da moção e disse nesta sexta-feira que o Parlamento espanhol escreveria uma “nova página na democracia do país”.

Fontes:
DW-Espanha afasta Mariano Rajoy e elege novo premiê

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *