Início » Internacional » Marine Le Pen já deixou sua marca na política
ELEIÇÕES FRANCESAS

Marine Le Pen já deixou sua marca na política

Mesmo se perder o segundo turno, a candidata já deixou um recorde histórico jamais alcançado por seu partido em eleições anteriores

Marine Le Pen já deixou sua marca na política
Vai ser difícil para Le Pen ultrapassar Macron no pleito de domingo (Foto: Instagram/@marine_lepen)

Não menos de 20 membros de diferentes idades viajaram da Normandia para o norte de Paris para assistir a nacionalista Marine Le Pen discursar no seu último comício antes das eleições presidenciais. A mais nova da caravana tinha sete anos. A família estava entusiasmada. “Por 30 anos, políticos arruinaram esse país”, disse Bernard, que trabalha com seguro funerário. “Eles nos dizem que somos racistas, mas isso não tem sentido. Ela é quem tem ideias concretas para nos tirar do caos”.

Leia também: Macron mantém favoritismo na reta final da eleição francesa

Marine Le Pen enfrenta Emmanuel Macron nas eleições do próximo domingo, 7. Ela disse para seus apoiadores: “Hoje, o inimigo dos franceses ainda é o mundo financeiro, mas dessa vez ele tem um nome, um rosto, um partido, ele está apresentando sua candidatura e todos sonham com ele sendo eleito: ele é Emmanuel Macron”.

Até aqueles que não compactuam com a xenofobia de Le Pen detestam o mundo financeiro. O que dificulta a situação de Macron, que é banqueiro e ex-ministro da Economia da França. Jean-Luc Mélenchon, um candidato comunista que ficou em quarto lugar no primeiro turno se recusou a pedir votos a favor de Macron.

No entanto, vai ser difícil para Le Pen ultrapassar Macron no pleito. Nenhuma pesquisa colocou a candidata remotamente à frente do adversário. Ela tem mais de 50% dos votos em apenas uma região, a Provence-Alpes-Côte d’Azur. Se Le Pen perder será uma derrota simbólica para o nacionalismo e o populismo que vem ganhando força em outras partes da Europa e das Américas.

Entretanto, com 7,7 milhões de votos no primeiro turno, Le Pen já deixou um recorde histórico para seu partido. Em 2002, quando seu pai, Jean-Marie Le Pen, concorreu à presidência, seu oponente, Jacques Chirac, obteve uma vitória esmagadora com 82% dos votos. Macron pode estar a salvo até o dia 7, mas, caso seja eleito, como indicam as pesquisas, ele terá em suas mãos uma França profundamente divida.

Fontes:
The Economist-Even if defeated, Marine Le Pen has changed French politics

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *