Início » Internacional » Mario Abdo é eleito novo presidente do Paraguai
CANDIDATO GOVERNISTA

Mario Abdo é eleito novo presidente do Paraguai

Vitória de 'Marito' assegura a continuidade do partido Colorado no poder

Mario Abdo é eleito novo presidente do Paraguai
Abdo afirmou que 'o povo votou pela unidade e não pela divisão' (Fonte: Reprodução/Reuters)

O candidato governista Mario Abdo Benitez, de 46 anos, foi eleito neste domingo, 23, o novo presidente do Paraguai, confirmando seu favoritismo e assegurando a continuidade do partido Colorado no poder.

O pai de Mario Abdo foi secretário particular do ditador Alfredo Stroessner. “Marito”, como o presidente eleito é conhecido, derrotou o liberal Efraín Alegre, da coalizão de centro-esquerda Aliança Ganhar, por uma pequena margem. Foram apenas 3,7 pontos de diferença entre os dois candidatos. As pesquisas chegaram a dar 20 pontos de vantagem a Marito.

Em seu primeiro discurso após o resultado da eleição, Abdo afirmou que “o povo votou pela unidade e não pela divisão. Eu me comprometo a ser fator de união do Paraguai”.

As eleições deste domingo no Paraguai contaram com uma participação de 61,40% dos 4,2 milhões de eleitores do país. Além da escolha do novo presidente, decidiu-se também a composição do novo Congresso e governadores de 17 departamentos.

O Partido Colorado confirmou a hegemonia que mantém há praticamente 70 anos (a única exceção foi durante o governo de Fernando Lugo). As pesquisas não asseguram, no entanto, uma maioria parlamentar, o que é fundamental para a governabilidade de Mario Abdo Benitez.

Especialistas estimam que a pobreza afeta 26,4% da população do Paraguai e a informalidade atinge 40% da economia.

Fontes:
Estado de Minas - Mario Abdo vence as eleições presidenciais no Paraguai

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *