Início » Vida » Ciência » Matéria escura presente no universo causou a extinção dos dinossauros?
mistérios da ciência

Matéria escura presente no universo causou a extinção dos dinossauros?

Michael Rampino, da Universidade de Nova York, tem estudado esse fenômeno há muito tempo. Em sua opinião, ele poderia explicar as extinções em massa cíclicas da Terra

Matéria escura presente no universo causou a extinção dos dinossauros?
Acúmulo de matéria escura pode resultar em mudanças dramáticas, tanto biológicas quanto geológicas na Terra (Reprodução/Economist)

Em sua trajetória, o Sol e seus planetas, orbitam ao redor do centro da Via Láctea e completam a órbita entre 225 a 250 milhões de anos (ano galáctico). No entanto, a viagem do Sol em torno da galáxia em espiral à qual o sistema solar pertence, não é uma peregrinação majestosa. Ao contrário, sua órbita oscila ao atravessar o disco galáctico,onde se concentra a maior parte da matéria escura da galáxia, a cada 30 milhões de anos aproximadamente.

Michael Rampino, da Universidade de Nova York, tem estudado esse fenômeno há muito tempo. Em sua opinião, ele poderia explicar as extinções em massa cíclicas da Terra, como as dos dinossauros e de muitas outras espécies há 66 milhões de anos. Os paleontólogos registraram cinco eventos dessa magnitude, quando 90% das espécies desapareceram. Porém a história da Terra também registra outras extinções de menor escala, mas igualmente significativas.

Muitas hipóteses foram formuladas ao longo dos anos para explicar as causas dessas extinções em massa. As duas hipóteses mais consistentes referem-se às colisões de um asteroide ou de um cometa com a Terra, além de períodos extensos de atividade vulcânica.Rampino observou que os impactos poderiam ter sido provocados por deformações gravitacionais da nuvem de Oort, uma grande concentração de cometas situada no limite do sistema solar. Essas forças gravitacionais teriam enviado os cometas para o espaço ocupado pela Terra onde teriam provocado as catástrofes ambientais. Essa teoria ficou conhecida como a hipótese Shiva, nome inspirado no deus indiano da destruição.

Segundo Rampiro, as perturbações gravitacionais da nuvem de Oort teriam sido causadas pela trajetória de estrelas, como a da estrela de Scholz, que passou há 70 mil anos perto do limite do sistema solar, como publicado em um artigo no Astrophysical Journal Letters em 12 de fevereiro. Agora Rampiro não tem tanta certeza a respeito dessas hipóteses. Em seu último artigo publicado recentemente em Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, ele sugeriu que o acúmulo de matéria escura pode resultar em mudanças dramáticas, tanto biológicas quanto geológicas na Terra, o que explicaria as extinções em massa e a atividade vulcânica.

Fontes:
The Economist-Did dark matter do in the dinosaurs?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *