Início » Internacional » Medvedev, Hu Jintao e Ahmadinejad na América Latina
Geopolítica

Medvedev, Hu Jintao e Ahmadinejad na América Latina

Com Hugo Chávez fazendo as vezes de anfitrião e acompanhado por navios de guerra russos, Dmitri Medvedev está visitando países latino-americanos nesta semana. Mas ele não é o único. O presidente da China, Hu Jintao, está fazendo o mesmo.

Ambos participaram da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru. Hu Jintao visitou também a Costa Rica e Cuba, enquanto Medvedev veio ao Brasil, está em Cuba e, claro, passou pela Venezuela de Chávez. No ano passado, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, também visitou a América Latina.

São líderes que Hugo Chávez quer atrair como aliados em sua luta retórica contra os EUA, que chama de "império". A Economist destaca que, depois de ver em Chávez um aliado, o Brasil agora pretende neutralizar sua influência na América Latina.

A revista britânica cita um integrante de um think-tank baseado em Washington, segundo o qual o governo brasileiro, ao receber o presidente Medvedev para fazer negócios, pretende mostrar a ele que o Brasil é o caminho por meio do qual a Rússia terá uma relação significativa com a América do Sul.

Fontes:
Economist - Latin American diplomacy: Friends of opportunity

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Maria Helena Silva disse:

    A América Latina é o grande alvo da atualidade… se Medvedev, Hu Jintao e Ahmadinejad estão por aí, nem imagino o que vem depois. Eis uma nova Guerra Fria?

  2. Marcelo de Matos disse:

    Foi-se o tempo em que os EUA botavam banca no mundo enquanto Rússia e China ficavam quietinhas por trás da “cortina de ferro”. O muro de Berlim caiu, a cortina de ferro esgarçou-se e é natural que as grandes potências emergentes busquem seu espaço no mundo globalizado. Temos de nos adaptar à nova realidade.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *