Início » Internacional » ‘Meninas de Chibok’ estariam sendo obrigadas a combater, diz BBC
Boko Haram

‘Meninas de Chibok’ estariam sendo obrigadas a combater, diz BBC

Testemunhas dizem que as jovens nigerianas, sequestradas pelo Boko Haram, aterrorizam outros reféns e participam de assassinatos

‘Meninas de Chibok’ estariam sendo obrigadas a combater, diz BBC
Elas são conhecidas como 'as meninas de Chibok', numa referência à aldeia onde moravam (Foto: Wikimedia)

Nesta segunda-feira, 29, a BBC informou que algumas das estudantes sequestradas há mais de um ano na Nigéria pelo Boko Haram estariam sendo obrigadas a se juntar ao grupo. Testemunhas contaram que as jovens estão sendo usadas para aterrorizar outros reféns e mesmo em assassinatos. Embora os fatos não possam ser verificados de forma independente, a Anistia Internacional confirma que algumas meninas estão sendo obrigadas a se unir ao combate.

Elas são conhecidas como “as meninas de Chibok”, numa referência à aldeia onde moravam. Apesar de uma campanha internacional por sua libertação e da pressão de outros países sobre a Nigéria, 219 ainda estão desaparecidas.

Agora, três mulheres que dizem ter ficado presas nos mesmos campos que algumas das jovens afirmaram que as reféns passaram por uma lavagem cerebral e que algumas delas seriam hoje responsáveis pelas punições empregadas em nome do grupo.

Uma jovem de 17 anos que fugiu do grupo contou ter visto as meninas de Chibok no acampamento e que elas eram mantidas separadas. Segundo Miriam, as antigas estudantes teriam participado dos assassinatos em sua aldeia. Outra ex-refém contou ter visto as meninas usando armas de fogo. Elas são usadas também para ensinar às demais cativas a recitar o Alcorão, quem não consegue decorar é açoitado pelas novas guardas.

 

Fontes:
O Globo-Meninas sequestradas pelo Boko Haram estariam sendo obrigadas a combater, diz BBC

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *