Início » Internacional » México anuncia medidas para proteger imigrantes nos EUA
IMIGRANTES MEXICANOS

México anuncia medidas para proteger imigrantes nos EUA

Medidas buscam evitar que mexicanos que vivem nos Estados Unidos sejam vítimas de abusos e fraudes após a chegada de Donald Trump à Casa Branca

México anuncia medidas para proteger imigrantes nos EUA
Estima-se que mais de 11 milhões de imigrantes mexicanos vivam nos EUA (Foto: Pixabay)

Na última quarta-feira, 16, o México anunciou 11 medidas que buscam evitar que mexicanos que vivem nos Estados Unidos sejam vítimas de abusos e fraudes.

A medida foi tomada porque o presidente eleito Donald Trump disse, no último fim de semana, que vai prender ou expulsar de 2 a 3 milhões de imigrantes ilegais que têm antecedentes criminais ou que são identificados como membros de gangues ou traficantes de drogas.

Leia mais: As consequências das ameaças de Trump ao México
Leia mais: Trump promete expulsar até 3 milhões de imigrantes ‘imediatamente’

A Secretaria das Relações Exteriores (SRE) do México vai colocar as medidas em prática a partir de sua embaixada e de seus 50 consulados nos Estados Unidos. Entre as medidas, a SRE vai ativar um telefone, disponível 24 horas, para informar sobre medidas migratórias ou para reportar incidentes; vai incentivar o uso de um aplicativo gratuito que tem informações sobre o cenário migratório atual, assim como dados de contato de consulados e prestadores de serviço migratório; e vai intensificar o registro e expedição de certidões de nascimento de filhos de mexicanos nascidos nos EUA.

Segundo Enrique Morones, diretor e fundador da organização Ángeles de la Frontera, as medidas “não vão ser suficientes, mas ajudam”. Estima-se que mais de 11 milhões de imigrantes mexicanos vivam nos Estados Unidos, sendo a maioria deles de forma ilegal. Espera-se que Trump e o presidente mexicano Enrique Peña Nieto se encontrem antes de o republicano assumir o cargo, em 20 de janeiro, para abordar temas da agenda bilateral.

Fontes:
O Globo-México anuncia medidas para proteger imigrantes nos EUA após vitória de Trump
Gob.mx-Conoce las 11 acciones para proteger a la comunidad mexicana en EUA
Isto É-México anuncia medidas para proteger cidadãos de abusos nos EUA

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Esperemos que Donald dê um ponta-pé no traseiro de todos os imigrantes ilegais, acobertados pelo OBOBObama, e não apenas nos mexicanos que, na década de 1970 já esculhambavam o San Fernando Valley onde passei vários períodos de 2 meses consecutivos na casa de meus pais em Canoga Park.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *