Início » Internacional » Michelle Bachelet deve anunciar candidatura à presidência
De volta ao Chile

Michelle Bachelet deve anunciar candidatura à presidência

Ex-presidente volta ao país nesta quarta-feira, 27, e deve receber pedido formal para representar a coligação esquerdista nas próximas eleições

Michelle Bachelet deve anunciar candidatura à presidência
Candidatura está prevista para ser anunciada horas após o desembarque da ex-presidente (Reprodução/Reuters)

A ex-presidente Michelle Bachelet voltará ao Chile nesta quarta-feira, 27, e deve anunciar sua candidatura às eleições presidenciais do país, marcadas para 17 de novembro.

Segundo o jornal La Segunda, Bachelet, que governou o Chile de 2006 a 2010, disputará novamente o cargo como representante da aliança esquerdista Concertación. Fontes próximas a Bachelet informaram ao jornal que o anúncio deve ser feito horas após o desembarque da ex-presidente.

Há duas semanas, Bachelet anunciou seu desligamento da coordenação da ONU Mulheres, cargo que ocupa desde 2010, quando foi nomeada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O Partido Socialista, que faz parte da aliança Concertación, pretende fazer um grande ato em El Bosque, em Santiago. A ideia é que Bachelet participe do evento e receba o pedido formal para representar a coligação nas próximas eleições presidenciais.

Se confirmar sua candidatura, Bachelet deverá enfrentar o ex-ministro da Mineração Laurence Golborne, que comandou os trabalhos de resgate dos 33 mineiros soterrados em Atacama, em 2011.

A disputa promete ser acirrada. Após o sucesso do resgate, Golborne ganhou destaque internacional e se transformou no principal nome do governo do atual presidente Sebástian Piñera. Bachelet também é uma forte concorrente. Ao deixar o governo, em março de 2010, a ex-presidente tinha a aprovação de 80% dos chilenos. Segundo pesquisas divulgadas em 2012, a popularidade de Bachelet não foi afetada.

Fontes:
Terra-Bachelet volta ao Chile e deve anunciar candidatura à presidência

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Andre Luiz D. Queiroz disse:

    A Constituição chilena não prevê reeleição do presidente, correto?…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *