Início » Internacional » Michelle Bachelet é eleita presidente do Chile
Volta ao poder

Michelle Bachelet é eleita presidente do Chile

Candidata socialista foi eleita com 62,16% dos votos, contra 37,83% da candidata governista Evelyn Matthei

Michelle Bachelet é eleita presidente do Chile
Michele Bachelet: ex-mandatária do país entre 2006 e 2010 (Fonte: Reprodução/Reuteres)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A socialista Michelle Bachelet foi eleita neste domingo, 15, em segundo turno, presidente do Chile com 62,16% dos votos, contra 37,83% da candidata governista Evelyn Matthei.

Leia também: A coroação de Bachelet

Em declarações após o anúncio da vitória, Michelle Bachelet prometeu iniciar “transformações profundas” no país a partir de março de 2014, quando assumirá o cargo. “A partir do ano que vem vou ser a presidente de todos os chilenos e chilenas. Esperamos, para isso, contar com o apoio de todos os setores”, ressaltou a presidente eleita.

A vitória da socialista já era esperada. Michelle Bachelet obteve mais de 46% dos votos no primeiro turno, contra 25% de Evelyn Matthei.

Assim como no primeiro turno, a abstenção também foi alta no segundo turno das eleições presidenciais do Chile. Como o voto não é obrigatório no país, apenas 5,6 milhões dos 13,5 milhões de eleitores chilenos foram às urnas.

Ex-mandatária do país entre 2006 e 2010, Michelle Bachelet deixou a presidência na época com 84% de aprovação, mas não conseguiu fazer um sucessor. A reeleição de presidentes não é permitida no Chile.

Durante a campanha eleitoral, a socialista prometeu reformar a Constituição, permitir a reeleição, eliminar o lucro na educação, promover o avanço estatal no sistema de aposentadorias, reduzir os estímulos para investidores estrangeiros e nacionais e elevar impostos às empresas.

Michelle Bachelet deve, no entanto, enfrentar dificuldades para levar adiante todas as suas propostas de reforma apenas com os deputados e senadores da sua coalizão, a Nova Maioria.

Fontes:
Veja - Michelle Bachelet vence eleições presidenciais no Chile

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *