Início » Internacional » Migrante sudanês morre ao tentar pegar carona em trem no Eurotúnel
Crise Humanitária

Migrante sudanês morre ao tentar pegar carona em trem no Eurotúnel

Travessia entre França e Inglaterra tem sido alvo de vários grupos de migrantes que tentam entrar clandestinamente no Reino Unido

Migrante sudanês morre ao tentar pegar carona em trem no Eurotúnel
Desde o início do ano, mais de 37 mil pessoas foram interceptadas tentando chegar ao Reino Unido (Foto: Wikimedia)

Nos últimos dias vários grupos de migrantes entraram no Eurotúnel, que liga a França à Inglaterra, pulando cercas e outros obstáculos, em uma tentativa desesperada de embarcar em um trem de carga com destino ao Reino Unido. Na madrugada desta quarta-feira, 29, 1500 tentaram a travessia. Um migrante sudanês morreu atropelado por um caminhão que atravessava a linha férrea.

Por volta de 6h30 da última terça-feira, 28, as autoridades já tinham contado 2100 tentativas de entrar no local, que está protegido por seguranças do Eurotúnel e outros agentes de segurança. Ao menos 1900 pessoas foram enviadas de volta a Calais, cidade francesa de onde partem os trens. De acordo com fontes oficiais, 200 foram presas e outras seis feridas.

Após uma nova tentativa, na madrugada desta quarta-feira, que levou à morte de um sudanês, as autoridades francesas reforçaram a segurança na estação do Eurotrem com mais 120 policiais. A morte desta quarta-feira é a nona no terminal desde o início de junho.

De acordo com informações da empresa que administra a ferrovia, mais de 37 mil migrantes foram interceptados este ano tentando fazer a viagem clandestina. O Eurotúnel solicitou indenização de €9,7 milhões aos governos francês e britânico pelos gastos adicionais com segurança desde o dia 1° de janeiro, destacando que 13 milhões de euros já foram investidos em sistemas e pessoal de segurança.

Fontes:
NY Times-Hundreds of Migrants Try to Cross English Channel on Freight Trains

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *