Início » Internacional » Militares sírios espalham estoque de armas químicas do regime pelo país
Crise na Síria

Militares sírios espalham estoque de armas químicas do regime pelo país

Manobra deve dificultar rastreamento e entrega das armas a inspetores internacionais

Militares sírios espalham estoque de armas químicas do regime pelo país
Guerra civil na Síria deixou partes de Damasco em ruínas (Reprodução/Getty)

Uma unidade militar secreta do Exército sírio deslocou partes do estoque de armas químicas do regime de Bashar al Assad para aproximadamente 50 depósitos diferentes espalhados pelo país, dificultando o rastreamento dessas armas, disseram autoridades dos EUA e Oriente Médio nesta sexta-feira, 13. As informações são do jornal Wall Street Journal.

A dispersão desse arsenal deve complicar ainda mais uma intervenção militar americana no país, além de pôr em dúvida a capacidade de inspetores internacionais identificarem e destruírem os estoques de armas químicas do país, conforme proposto pelo governo russo em negociações com os EUA.

Agências de inteligência americanas e israelenses ainda acreditam conhecer os locais onde as armas estão armazenadas, mas estão menos confiantes do que há seis meses, disseram autoridades americanas. O secretário de Estado americano John Kerry, que se reuniu com o chanceler russo na quinta-feira, 12, em Genebra, para discutir a logística da eventual erradicação do programa de armas químicas da Síria, afirmou que os desafios são imensos.

 

Fontes:
Wall Street Journal - Elite Syrian Unit Scatters Chemical Arms Stockpile

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. olbe disse:

    Esta atitude não surpreende ninguém..Quem mata suas próprias crianças com armas químicas só pode mentir quando diz que vai entregar as armas, mas com certeza não vai fazer isto…Quem pode acreditar neles? Se o mundo todo tivesse se unido para condenar o que este “monstro” acabou de fazer talvez ele tivesse medo de não atender mas infelizmente a atitude da maioria das nações foi de “NÃo tenho nada com isto”e não quero me envolver…..”

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *