Início » Internacional » Mohammed Morsi pode ser condenado à morte no Egito
Novo julgamento

Mohammed Morsi pode ser condenado à morte no Egito

Novas acusações vinculam ex-presidente a terroristas de insurgências militantes islâmicas em países vizinhos

Mohammed Morsi pode ser condenado à morte no Egito
Presidência de Mohammed Morsi durou pouco mais de um ano (Reprodução/Internet)

Autoridades egípcias anunciaram uma nova rodada de acusações contra o presidente deposto Mohammed Morsi na última quarta-feira, 18. O ex-líder muçulmano será julgado por traição, espionagem e conspiração com organizações estrangeiras para cometer atos terroristas.

As novas acusações contra o ex-presidente, que está preso enquanto aguarda julgamento sob acusações de assassinato e incitação à violência, são muito mais graves e podem levar à pena de morte. O objetivo das novas acusações é abalar a estrutura da Irmandade Muçulmana, partido que dominou a política egípcia durante a presidência de um ano de Morsi.

Em um comunicado, o procurador-geral do Egito acusou o ex-presidente e seus principais assessores de revelar segredos de Estado ao Irã, país com o qual o Egito não mantém relações diplomáticas, e de espionar no Egito para o grupo militante palestino Hamas e para o grupo militante libanês Hezbollah, diz o Washington Post. Os promotores do caso descreveram os crimes de Morsi como “o maior caso de conspiração da história do país”, informa a BBC.

Trinta e cinco outros associados de Morsi e membros da Irmandade Muçulmana enfrentarão acusações similares. Os advogados da Irmandade Muçulmana criticaram as acusações como sendo politicamente motivadas.

Desde o golpe militar em 3 de julho, que se seguiu a protestos em massa contra Morsi, as forças de segurança egípcias iniciaram uma forte repressão contra o partido islâmico, matando centenas de manifestantes pró-Morsi e prendendo milhares de seus seguidores.

 

Fontes:
Slate - Egypt’s Morsi Could Face Death Penalty for New Charges of Treason and Terrorism

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. olbe disse:

    Tomara! Ele destruiu tudo o que o Egito tinha de bom. Era um País que recebia turistas do mundo inteiro com uma grande relíquia e museus , pirâmides pra mostrar..O que é o Egito agora? A justiça deve ser feita e este fanático e corrupto deve pagar…

  2. Roberto1776 disse:

    Já pensou se começarem a aplicar a pena de morte nos terroristas dos anos 1960? Esvazia metade de Brasília.

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    Será que no Brasil existisse pena de morte de fato e de direito e sem descriminação os mensaleiros, os vereadores de Caruaru e os do ISS de São Paulo teriam pena de morte.?

  4. Marcos Rodrigo Minharo disse:

    Se tivesse isso no Brasil…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *