Início » Internacional » Morales nacionaliza mais 4 empresas estrangeiras
Dia do Trabalho

Morales nacionaliza mais 4 empresas estrangeiras

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A exemplo do que vem acontecendo há dois anos — durante a comemoração do Dia do Trabalho — o presidente boliviano, Evo Morales, anunciou a nacionalização de mais quatro empresas.

A Entel, principal companhia telefônica do país — que pertencia a Euro Telecom International, subsidiária do grupo italiano Telecom Italia — foi assumida pelo governo por decreto. A maioria acionária da Chaco, que pertencia à British Petroleum, da Transredes, que era controlada pela Shell, e da CLHB, de capital alemão e peruano, também foi adquirida. O governo também anunciou a compra de 50% das ações mais uma da petrolífera Andina. O negócio foi fechado por US$ 6 milhões com a espanhola Repsol YPF.

De acordo com Evo Morales, a nacionalização das empresas tem como objetivo conseguir "sócios e não patrões" na exploração dos recursos do país. Muitas multinacionais com atividade na Bolívia vêm resistindo ao processo de nacionalização. A Entel era uma das que mais se opunha a mudança, e já havia sido multada repetidas vezes pelo governo, que cobra uma dívida tributária de mais de US$ 25 milhões.

Em nossa opinião, esse governante primário e ignorante vai na contra-mão da história. Ao invés de atrair capitais estrangeiros para aumentar os investimentos em seu país, ele os afugenta. Pobre Bolívia…

Fontes:
O Globo - Bolívia nacionaliza empresa telefônica e 4 petrolíferas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. fernando disse:

    está certo o presidente evo morales em nacionalizar. aqui no brasil a farra feita com as empresas privatizadas por fhc. (coisa ruim) so pioraram a vida do povo brasileiro. ex: serviços mal prestados, aumentos exorbitantes(telefonia, energia,vale do rio doce,que crime lesa patria.onde estah a grana das privatizaçoes. pena que o lula nao cumpriu as promessas de campanha.investigar a privataria.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *