Início » Internacional » Morre a 1ª pessoa diagnosticada com ebola nos EUA
Surto de Ebola

Morre a 1ª pessoa diagnosticada com ebola nos EUA

O liberiano Thomas Eric Duncan morreu no Hospital Presbiteriano do Texas, onde era mantido em isolamento

Morre a 1ª pessoa diagnosticada com ebola nos EUA
A direção do hospital ainda não decidiu que tratamento vai dar ao corpo de Duncan (Reprodução/AP)

O liberiano Thomas Eric Duncan morreu nesta quarta-feira, 8, no Texas, vítima de ebola. Ele foi a primeira pessoa a ser diagnosticada com o vírus nos Estados Unidos. Duncan estava sendo tratado no Hospital Presbiteriano do Texas, onde era mantido em isolamento.

A direção do hospital ainda não decidiu que tratamento vai dar ao corpo de Duncan. A orientação do Centro de Prevenção de Controle e Doenças dos EUA é envolver imediatamente o corpo em plástico, embalá-lo duas vezes em sacos à prova de vazamento e, depois, cremá-lo ou enterrá-lo em um caixão hermeticamente fechado. Isso porque o corpo de um paciente morto por ebola pode transmitir o vírus dias após a morte.

Duncan foi internado no dia 28 de setembro. Ele apresentou os sintomas da doença cinco dias após retornar de uma viagem à Libéria. Há quatro dias, o estado de saúde de Duncan foi rebaixado de grave para crítico. Ele foi um dos pacientes que recebeu tratamento com a droga experimental ZMapp.

Espanha em alerta

Esta semana, a Espanha se tornou ou o primeiro país europeu a confirmar um caso de contaminação por ebola fora da África. A enfermeira Teresa Romero contraiu o vírus ao tratar o padre espanhol Manuel Garcia Viejo, que foi infectado em Serra Leoa e retornou para a Espanha para tratamento. Ele morreu no dia 25 de setembro.

Em entrevista ao jornal El País, Teresa diz suspeitar ter contraído o vírus ao retirar a roupa de proteção. “Creio que foi a falha em tirar roupa. Vejo como o momento mais crítico em que isso pode ter acontecido, mas não tenho certeza”, disse Teresa.

Fontes:
The Washington Post-Thomas Duncan, the Texas Ebola patient, has died
Folha-Espanhola acredita que se contaminou ao tirar a roupa de proteção

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *