Início » Cultura » Morre Carl Maria von Weber
Música

Morre Carl Maria von Weber

Em 05 de junho de 1826, morreu o compositor e pianista alemão Carl Maria von Weber vítima de uma infecção pulmonar

Morre Carl Maria von Weber
Com apenas 17 anos, Weber foi nomeado regente da orquestra de Breslau (Reprodução/Caroline Bardua)

Carl Maria von Weber nasceu na Alemanha em 1786. Primo de quatro cantoras conhecidas e filho de um oficial militar que costumava dar concertos de violino, Weber aprendeu a cantar e tocar piano ainda criança. Durante a adolescência, compôs sua primeira obra e começou a se apresentar em público. Com apenas 17 anos, em 1803, foi nomeado regente da orquestra de Breslau, uma cidade no leste da Alemanha.

Nos anos seguintes, Weber continuou aprimorando sua técnica e compondo várias obras. Em 1813, tornou-se regente da orquestra de Praga, cargo que ocupou por três anos. Ele compôs suas obras para piano mais consagradas nesta época. Depois de Praga, mudou-se para Dresden, onde também ocupou o cargo de regente da orquestra. Foi na cidade alemã que Weber voltou a compor música de ópera, escrevendo suas duas óperas de maior sucesso: Der Freischütz e Euryanthe.

Com essas obras, Weber tornou-se o pioneiro do drama musical alemão. O compositor também foi um dos primeiros músicos de sucesso da era romântica. Durante a transição do Classicismo para o Romantismo, foi Weber que introduziu com sua obra uma nova estética na Alemanha.

Sua última obra foi uma ópera em inglês, que foi encomendada de Londres. Alguns meses antes da estreia, o compositor e pianista foi viver em Londres. Durante os ensaios, a saúde de Weber, já debilitada, foi piorando. A estreia da ópera foi um sucesso, mas pouco depois, no dia 05 de junho de 1826, Weber morreu vítima de uma infecção pulmonar.

Escute uma parte da ópera Der Freischütz:

Fontes:
Opera Mundi-Hoje na História: 1826 – Morre o compositor alemão Carl Maria von Weber

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *