Início » Internacional » Morre Lewis Carroll
NESTA DATA

Morre Lewis Carroll

Em 14 de janeiro de 1898, morre Lewis Carroll, autor de 'Alice no País das Maravilhas'

Morre Lewis Carroll
Na história, também há elementos matemáticos e de lógica (Foto: Wikimedia)

Em 14 de janeiro de 1898, morreu, na Inglaterra, Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudônimo Lewis Carroll. Nascido no dia 27 de janeiro de 1832, o matemático se tornou conhecido pelos livros “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”.

Em 1862, Carroll passeava de barco no Rio Tâmisa com Alice Pleasance Liddell, de 7 anos, e suas duas irmãs. Elas eram filhas de um decano de Oxford. Na ocasião Carroll começou a contar uma história para entreter a menina e deu o nome da protagonista de Alice. Na história, a Alice fictícia viajava por um mundo fantástico depois de cair numa toca de um coelho. A Alice real gostou tanto da história que pediu que ele a escrevesse.

Dois anos depois, o primeiro manuscrito do livro estava pronto, mas seu nome inicial era “Alice’s Adventures Underground” (As Aventuras de Alice Embaixo da Terra). Em 1865, a história foi publicada e virou um clássico mundial. A obra foi traduzida para mais de 50 línguas. Na história, também há elementos matemáticos e de lógica.

A história do livro, contudo, gerou um julgamento póstumo do autor, que nunca foi provado. A grande questão era se o interesse de Carroll em passar tempo com meninas, além de retratá-las em pinturas e fotografias, por vezes seminuas, era normal ou se estava relacionado com pedofilia.

Quatro dos 13 volumes de seus diários desapareceram e sete páginas de outro foram arrancados. O que restou foram as especulações sobre a real intenção do autor.

Fontes:
History-Morre Lewis Carroll, autor do livro “Alice nos País das Maravilhas”
DM-Boatos sobre um lobo em pele de coelho
El País-Lewis Carroll: “Às vezes eu desejaria não ter escrito nenhum dos meus livros”
Untapped Cities-The World Behind Alice in Wonderland in Oxford

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *