Início » Cultura » Morre o escritor Júlio Verne
Ficção Científica

Morre o escritor Júlio Verne

Em 24 de março de 1905, morreu Júlio Verne. Em suas obras, o escritor francês descrevia descobertas científicas muito antes delas se tornarem realidade

Morre o escritor Júlio Verne
Júlio Verne iniciou sua carreira literária escrevendo para o teatro (Reprodução/Internet)

Júlio Verne nasceu em 1828 na cidade de Nantes, na França, onde passou a infância com os pais e os irmãos. Em 1848, se mudou para Paris, a fim de estudar direito. Mas, na capital francesa, começou a se interessar mais pelo teatro do que pelas leis. Verne iniciou sua carreira literária escrevendo para o teatro.

No mesmo ano que estreou sua primeira peça de teatro, Julio Verne começou a trabalhar como operador financeiro no Teatro Lírico de Paris. O escritor passou a se interessar pelas descobertas científicas e a se aprofundar nos estudos de ciências e geografia. Em 1851, escreveu seu primeiro conto de ficção científica.

Para sustentar sua esposa, seu filho e duas enteadas, Júlio Verne trabalhou, em 1857, na Bolsa de Valores de Paris, mas sem deixar de lado a escrita. Alguns anos depois, conheceu o influente editor Pierre Jules Hetzel, que publicou sua obra Cinco Semanas em um Balão. Com o sucesso do livro, Hetzel ofereceu um contrato que previa a publicação de dois livros por ano, pelos próximos 20 anos. O escritor cumpriu o contrato por 40 anos.

Julio Verne ficou conhecido como o pai da ficção científica. Seus livros mais famosos são “Viagem ao centro da Terra”, “Da terra à lua”, “Vinte mil léguas submarinas”, “A ilha misteriosa” e “A volta ao mundo em 80 dias”. Em suas obras, o escritor francês descrevia descobertas científicas muito antes delas se tornarem realidade, como as viagens espaciais do livro “Viagem ao Redor da Lua” e o submarino de “Vinte Mil Léguas Submarinas”. No dia 24 de março de 1905, Júlio Verne morreu.

Fontes:
L&PM-Júlio Verne
InfoEscola-Júlio Verne

1 Opinião

  1. Regina Caldas disse:

    Na juventude, li muito os maravilhosos livros de Julio Verne. Quantas aventuras e aprendizado inesquecíveis.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *