Início » Internacional » Morre prefeito polonês esfaqueado em evento
CRIME BRUTAL

Morre prefeito polonês esfaqueado em evento

Pawel Adamowicz, prefeito de Gdansk, foi esfaqueado na frente de centenas de pessoas no último domingo, 13, durante um evento de caridade na cidade

Morre prefeito polonês esfaqueado em evento
Adamowicz foi esfaqueado por homem com problemas de saúde mental (Foto: Paweł Adamowicz/Twitter)

O prefeito da cidade polonesa de Gdansk, Pawel Adamowicz, morreu nesta segunda-feira, 14. Adamowicz foi esfaqueado na frente de centenas de pessoas no último domingo, 13, durante um evento de caridade na cidade polonesa. Ele era prefeito da cidade portuária desde 1998.

O ataque ocorreu por volta das 20h do horário local (17h de Brasília). O prefeito foi atacado por um homem de 27 anos, que era morador de Gdansk, segundo informou o porta-voz da polícia. Após o atentado, o homem pegou o microfone e afirmou que foi injustamente levado para a cadeia e teria sido torturado na prisão. O agressor foi detido em seguida.

De acordo com a imprensa local, o homem teria cumprido cinco anos de prisão por ataques armados contra bancos na cidade. A passagem pelo sistema carcerário teria danificado sua saúde mental. Ele foi liberado da prisão há um mês. A polícia vai investigar como ele conseguiu acessar o palco do evento.

“Apesar de todos os nossos esforços, não conseguimos salvá-lo”, afirmou o médico Tomasz Stefaniak, que conduziu a cirurgia do prefeito no hospital universitário de Gdansk. Adamowicz, de 53 anos, deu entrada no hospital “com uma lesão grave no coração e outras lesões no diafragma e órgãos da cavidade abdominal”, segundo Stefaniak.

De perfil simples, liberal e popular, Adamowicz era visto com admiração por boa parte da Polônia, ultrapassando os limites de Gdansk. ele despertava aversão em setores da extrema-direita por sua defesa ao direito dos imigrantes, dos refugiados e da população gay. No entanto, não há evidências que o ataque tenha sido motivado por política.

“Estou expressando grande dor pela trágica morte devido ao ataque criminoso ao prefeito Paweł Adamowicz. Nós expressamos solidariedade à sua família”, afirmou, pelas redes sociais, Jarosław Kaczyński, líder do Partido Nacionalista da Lei e da Justiça (PiS), visto como principal oposição a Adamowicz.

Fontes:
The Guardian-Mayor of Polish city dies after stabbing at charity event
G1-Prefeito polonês morre um dia após ser esfaqueado durante evento público

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *