Início » Internacional » Morre Robert Mugabe, aos 95 anos
EX-DITADOR DO ZIMBÁBUE

Morre Robert Mugabe, aos 95 anos

Robert Mugabe governou o Zimbábue entre 1980 e 2017

Morre Robert Mugabe, aos 95 anos
Mugabe já estava com a saúde debilitada, sem conseguir andar (Fonte: Reprodução/Arquivo/Press Service of the President of Russia)

Robert Mugabe, ex-ditador do Zimbábue, morreu nesta sexta-feira, 6, em um hospital de Singapura, aos 95 anos de idade. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Mugabe recebia tratamento médico há pelo menos cinco meses e já estava com a saúde debilitada, sem conseguir andar.

A morte do ex-ditador foi anunciada pelo atual presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, em sua conta no Twitter: “É com grande tristeza que anuncio a morte do pai fundador do Zimbábue, o antigo presidente Robert Mugabe. Que a sua alma descanse em paz eterna”.

O atual presidente escreveu ainda que “o comandante Mugabe era um ícone da libertação, um pan-africano que dedicou sua vida à emancipação […] de seu povo. Sua contribuição para a história de nossa nação e de nosso continente jamais será esquecida”.

Robert Mugabe governou o Zimbábue entre 1980 e 2017. Como foi um dos ícones da luta pela independência, muitos o consideraram um herói. Durante seu mandato, no entanto, Mugabe surgiu como autocrata e acabou levando a economia do Zimbábue à ruína. Os últimos anos de governo de Mugabe também foram marcados por sérias violações de direitos humanos e corrupção.

O ex-ditador foi forçado a renunciar ao poder no fim de 2017, quando perdeu apoio da União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (Zanu-PF) e sofreu um golpe militar em meio a uma crise humanitária e econômica no país africano.

Fontes:
G1 - Robert Mugabe, ex-ditador do Zimbábue, morre aos 95 anos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *