Início » Internacional » Motoristas de Uber de Nova York cobram direito à gorjeta
RECOMPENSA POR SERVIÇO

Motoristas de Uber de Nova York cobram direito à gorjeta

Motoristas do Uber em Nova York querem que as autoridades municipais pressionem a empresa a criar a opção de acrescentar gorjeta ao pagamento

Motoristas de Uber de Nova York cobram direito à gorjeta
Alguns dos principais concorrentes do Uber oferecem a opção de gorjeta (Foto: Youtube)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Uber oferece um serviço de transporte prático, confiável e mais barato que os táxis comuns. Além disso, a startup enfraqueceu o poder dos cartéis de táxi pouco preocupados com a qualidade de seus serviços. Agora, o pedido de seus motoristas encaminhado às autoridades municipais de Nova York colocou em discussão a questão delicada se os motoristas de táxi devem receber gorjetas pelo trabalho que fazem.

Atualmente, o aplicativo para smartphones do Uber, que cobra o pagamento dos clientes no final do trajeto, não tem a opção de acrescentar uma gorjeta. Mas os motoristas do Uber em Nova York querem que as autoridades municipais pressionem a empresa para mudar essa política de cobrança. Alguns dos principais concorrentes do Uber, como a startup Lyft oferecem a opção de acrescentar a gorjeta ao pagamento da tarifa.

Em teoria, a gorjeta recompensa um serviço que foge aos padrões habituais. Porém, por que um motorista de táxi deveria receber gorjeta? Por ser pontual? Não se perder no trânsito? Ou por evitar ficar preso atrás de ônibus que param para pegar passageiros. Esses são critérios básicos de um bom motorista. Mas com a possibilidade do acréscimo de gorjetas os motoristas competentes e os muitos incompetentes ficarão ofendidos se não receberem um extra de 20% acima da tarifa cobrada.

O Uber não se envolveu na discussão do pagamento de gorjeta, pelo menos em público. No entanto, é possível que a empresa pense que é uma vantagem competitiva, porque permite aos clientes ignorar uma norma social impopular e cara, sem se sentirem muito culpados.

Na verdade, os motoristas do Uber são mal remunerados. No entanto, as gorjetas não seriam a solução para aumentar seus salários. A empresa deveria pagá-los de maneira justa e transparente, e não deixar ao livre-arbítrio dos passageiros uma remuneração melhor. Os fatos mostram que as empresas cujos funcionários recebem gorjetas tendem a diminuir os salários regulares, com a justificativa que as gratificações são uma compensação salarial.

Fontes:
The Economist-New York may require Uber to provide an option to leave a tip

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. laercio disse:

    Nem li a matéria mas o Uber é um ótimo exemplo de boas mudanças! Aumentou a oferta e diminuiu as maracutaias que se aproveitaram dos profissionais e seus clientes.

    Certamente o pedido de gorgeta será mais um complemento adequado ao serviço lá nos estados unidos…
    … Da mesma forma mas invertidamente, descobrimos que o trabalho pago em dinheiro, aqui no Brasil, aumentou em muito os roubos…

    Que os brasileiros possam se organizar, através de aplicativos, e exigir da Uber um tratamento adequado a realidade brasileira.

    Em síntese, a Uber mostra que existem diversos espaços para boas ideias, existe o conceito start up… Muito espaço para o Brasil crescer, dependemos por enquanto dos aplicativos para difundir e melhorar conceitos .

    O que nos dá alívio é saber, mesmo que pouco, o grande potencial que temos em nossas terras! Só não temos a consciência de que elas são nossas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *