Início » Vida » Comportamento » Motoristas utilizam câmeras instaladas dentro dos carros para aumentar a segurança
Precaução no trânsito

Motoristas utilizam câmeras instaladas dentro dos carros para aumentar a segurança

As câmeras de vídeo que filmam o trajeto estão sendo usadas para evitar acidentes e problemas com as companhias de seguro

Motoristas utilizam câmeras instaladas dentro dos carros para aumentar a segurança
Muitos motoristas usam essas câmeras em razão do policiamento omisso e às vezes corrupto (Foto? Flickr)

A ideia de equipar um carro com uma câmera de vídeo só atraiu a atenção de muitos motoristas em fevereiro de 2013, quando um meteoro sobrevoou Chelyabinsk, na Rússia, antes de explodir, ferindo mais de mil pessoas e danificando milhares de prédios.Logo depois, vídeos da gigantesca bola de fogo foram exibidos online, o que não surpreende em uma época dos smartphones onipresentes. No entanto, o detalhe curioso é que alguns vídeos foram filmados por pequenas câmeras instaladas nos painéis de carros.

A popularidade dessas pequenas câmeras está aumentando à medida que aparelhos cada vez mais sofisticados estão sendo lançados no mercado. Mas por que os motoristas se interessariam em instalar câmeras em seus carros e qual é a sua função?

Muitos motoristas russos usam essas câmeras em razão do policiamento omisso e às vezes corrupto. Elas são um acessório essencial em um país com um alto índice de acidentes de trânsito e sem um critério muito definido de atribuição de responsabilidade. Na verdade, milhares de vídeos russos de acidentes horríveis, ou de acidentes que por pouco não aconteceram, além de tentativas flagrantes de fraude nas companhias de seguro por motoristas e pedestres são exibidos com frequência no YouTube e em outros sites. As câmeras também são populares na China e agora seu uso difundiu-se na Europa e nos Estados Unidos.

A tecnologia de câmeras digitais baratas e de cartões de memória flash, com alguns modelos inspirados nas câmeras de ação usadas por esportistas, incentivou uma série de empresas relativamente desconhecidas da China, Taiwan e Coreia do Sul a entrarem no mercado de câmeras de vídeo para carros, bicicletas e motos. Mas agora marcas importantes de bens de consumo também começaram a fabricá-las,como a Hewlett-Packard americana, a japonesa Panasonic e a suíça Garmin, um grande fabricante de produtos com GPS.

Ciclistas e motociclistas foram os primeiros a usar as pequenas câmeras para filmar seu trajeto e registrar acidentes com motoristas. Os policiais e motoristas de veículos comerciais também as usam. Muitos modelos novos são fabricados especificamente para carros, com preços que variam de menos de US$100 a US$300 ou mais.

Fontes:
The Economist - Driving on camera

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *