Início » Internacional » Movimento da teoria da Terra plana parece estar aumentando
TEORIA DA TERRA PLANA

Movimento da teoria da Terra plana parece estar aumentando

A teoria da Terra plana ocupa cada vez mais espaço na internet, com textos, vídeos e um número crescente de seguidores

Movimento da teoria da Terra plana parece estar aumentando
As teorias conspiratórias atraem adeptos, porque oferecem explicações simples para fenômenos complexos (Foto: Artur Balytskyi/Shutterstock)

O californiano “Mad” Mike Hughes pretende se lançar no espaço a 550 metros de altitude em um foguete de fabricação caseira de metal de sucata. Além da emoção da aventura, em sua viagem pelo deserto de Mojave a uma velocidade de 800 km/h o piloto de limusine de 61 anos quer comprovar que a Terra é plana.

É incrível pensar que algumas pessoas possam duvidar da premissa científica que a Terra é esférica. Afinal, a Terra foi fotografada do espaço. Mas, segundo os adeptos do movimento Research Flat Earth, essas fotos teriam sido falsificadas pelas forças do mal que controlam o mundo em segredo. O número de seguidores dessa teoria está aumentando nos Estados Unidos. Em setembro, o rapper Bobby Ray Simmons Jr., apelidado de B.o.B, lançou uma campanha de crownfunding para enviar satélites ao espaço, com o objetivo de mostrar que a Terra é plana. Em 9 de novembro, 500 “flat-Earthers” participaram da primeira conferência anual Flat Earth International Conference na Carolina do Norte. Os dados da Google Trends mostram que, nos últimos dois anos, as buscas por “terra plana” mais que triplicaram.

As teorias sobre conspirações nem sempre são inofensivas. A falsa noção que as vacinas causam autismo resultou em uma redução nas taxas de imunização em alguns lugares, o que ocasionou surtos de sarampo. O ceticismo em relação às mudanças climáticas infiltrou-se nas escolas. Uma pesquisa recente revelou que um terço dos professores de ciências diz aos alunos que as mudanças climáticas são consequência de causas naturais. Um em cada dez ensina que a atividade humana não exerce influência no aquecimento global.

As teorias conspiratórias atraem adeptos, porque oferecem explicações simples para fenômenos complexos, ou permitem que as pessoas acreditem que detêm um conhecimento secreto que as forças ocultas querem eliminar. Em geral, são mais populares entre pessoas menos instruídas que desconfiam das instituições públicas. Em regimes ditatoriais, nos quais as pessoas pressupõem, muitas vezes com razão, que as autoridades mentem, essas teorias são bastante comuns.

Se as escolas estimulassem o pensamento analítico dos alunos, o apelo das teorias conspiratórias seria menor.  Os governos, por sua vez, deveriam ser mais abertos a questionamentos públicos. Depois que o rapper B.o.B causou uma polêmica ao postar no Twitter a mensagem que a Terra é plana em 2016, a Nasa, que, segundo os seguidores do movimento Terra plana, esconde esse fato simulando viagens espaciais e fotos da curvatura da Terra, optou pelo silêncio. Uma porta-voz disse ao jornal Washington Post “que não era um assunto a ser discutido”.

Fontes:
The Economist-America’s flat-Earth movement appears to be growing

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

6 Opiniões

  1. Francisco Taborda disse:

    Puro obscurantismo!….

  2. ACM disse:

    Se vc tiver uma ideia, por mais maluca q seja, sempre arranjara’ seguidores, desde q o argumento seja agradavel. Afinal, as pessoas apoiam as ideias q lhes agradam, sejam ou nao idiotas. Basta ver as redes sociais.

    E’ por isso que antas sao eleitas. O problema e’ q as consequencias dessas escolhas tb recaem em cima da minoria esclarecida, como acontece hoje neste pais falido. Democracia em pais de analfabetos funcionais (80%) e’ isso.

  3. Tanya disse:

    A terra é plana sim , impossível uma bolota giratória no espaço com milhões de litros de água ainda fazendo curva sendo q água sempre procura seu nível , a nasa mentiu enganou todo mundo .

  4. Sidnei disse:

    ACM, uma república não é uma democracia, está mais para um feudalismo moderno, afinal a grande menos de 350 pessoas decidem oque milhões de pessoas vão ter que obedecer por força da lei, aonde que isso pode ser democrático

  5. Paulo Silva disse:

    A terra é plana a água não faz curva é difícil entender isso? Até um puto de 6 anos sabe até lhe meterem um globo a frente .todos os dias há comentários que somos burros ignorantes atrasados etc.. mas o que eu vejo é muita gente com o cérebro todo comido porque a muitos anos atrás houve um gajo que pegou em 2 pausinhos e disse que a terra era redonda ,e vos pensais mais provas pra que?burrice tem limites acordai pra vida a terra é PLANA.

  6. Otto disse:

    O crescimento deste movimento está associado a diversos fatores. Um deles é o tradicional anti-intelectualismo de parte das igrejas evangélicas; qualquer postura mais analítica que não corrobore a interpretação literalista da Bíblia deve ser desconsiderada como errada e herética. Até mesmo o estudo da Teologia é malvisto por esses grupos. Outro exemplo é a visão restrita que eles têm das ciências e seus procedimentos. Se algo não der para ser reproduzido experimentalmente não é verdadeiro. Isso tem pouco a ver com os reais procedimentos das diversas ciências. A palavra teoria para estes fundamentalistas tem conotação extremamente pejorativa, diversamente oposta ao trabalho cotidiano de qualquer cientista sério. Há um tom de deboche quando falam sobre teorias. No Brasil, somam-se estes motivos com o clima de extremismo e maniqueísmo político e extrema popularidade das redes sociais. Qualquer coisa publicada tende a ser considerada verdade. Os terraplanistas são essencialmente cristãos evangélicos e pentecostais (católicos, mesmos os mais tradicionalistas, e reformados não endossam a terra plana; não vêem base bíblica e teológica para isso. E mais, acham que o terraplanismo leva promove a ridicularização dos cristãos sérios. Não poderia deixar de mencionar a péssima qualidade do ensino público, que contribui para a falta de cultura geral e capacidade de raciocínio. Os adeptos da terra plana gostam de falar em “senso crítico” e necessidade de questionar tudo, mas vai nos espaços deles inquirir sobre aspectos das escrituras e suas interpretações, as contradições lógicas, factuais dos argumentos deles e você é recebido de forma debochada e mal-educada. Até mesmo nossos comentários, por mais educados que sejam, são simplesmente barrados.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *