Início » Internacional » Mudanças climáticas podem provocar guerra por recursos
Clima e conflito

Mudanças climáticas podem provocar guerra por recursos

Competição por recursos cada vez mais escassos como terras cultiváveis pode se tornar violenta

Mudanças climáticas podem provocar guerra por recursos
Aumento da escassez e do preço dos alimentos podem estimular conflitos violentos (Reprodução/Getty)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O clima da Terra está mudando, independente do desejo das pessoas. Como costuma acontecer, outras mudanças – como a elevação do nível dos mares e a queda da produtividade das safras – se seguem. É fácil enxergar como isso pode gerar conflitos. A competição por recursos cada vez mais escassos como terras cultiváveis pode se tornar violenta. À medida que o preço dos alimentos sobe, os pobres, que dedicam uma parte maior de sua renda a eles, são mais atingidos que os ricos, o que exacerba a desigualdade de renda e cria ressentimento, mal-estar e, possivelmente, violência.

No entanto, ainda não se sabe se essas coisas de fato acontecerão. Agora Solomon Hsian, da Universidade da Califórnia em Berkeley e seus colegas chegaram à perturbadora conclusão de que sim, elas acontecerão. Conforme afirmam no periódico Science, a mudança climática de fato fomenta o conflito, de guerras fronteiriças ao homicídio.

O dr. Hsian, que então estava em Princeton, não podia realizar o santo graal da pesquisa científica, um experimento controlado, uma vez que isso requereria que o clima fosse alterado para uma amostra aleatória de uma população, mas não para outra, enquanto todos os outros aspectos do meio ambiente da amostra fossem mantidos iguais. Então ele e sua equipe recorreram à segunda melhor opção: eles comparam a mesma população a si mesma, em diferentes momentos ao longo da história, quando a maioria das coisas (estrutura social, geografia, economia e política) eram mais ou menos iguais, embora o mesmo não fosse verdade para o clima e a prevalência de conflitos.

Os resultados não deixam espaço para dúvidas: temperaturas mais altas e padrões pluviométricos mais extremos (que geram secas ou enchentes) realmente coincidem com uma frequência maior de conflitos para todos os tipos de violência.

 

Texto da revista Economist editado para o Opinião e Notícia

Tradução: Eduardo Sá

Fontes:
The Economist-Cloudy with a chance of war

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Roberto1776 disse:

    Cada um interpreta como quiser. Nem temos certeza absoluta de que clima esteja realmente esquentando, mas os pesquisadores, não só tem certeza sobre aquilo que não se sabe absolutamente nada de definitivo, como se apressam a desenhar um panorama assustador, certamente para receber maios fundos para suas pesquisas furadas.
    É claro que com aquecimento (imagino que o autor do artigo se refira a essa ilusão jamais comprovada) a área de terras cultiváveis aumenta tremendamente. Imaginem toda a Sibéria e o Alaska produzindo duas ou mais colheitas por ano!!!
    Vivemos na época do terrorismo que antes era vermelho (comunista) e que agora se transvestiu de verde. Cada vez mais fica comprovado que VERDE É A NOVA COR DO COMUNISMO (falido).

  2. Thiago disse:

    Roberto, concordei com tudo menos sua última frase. Acho que esse alarme ecologista não é sinônimo do comunismo, e sim do capitalismo (em crise talvez?) conforme aludido em frases anteriores do seu discurso: “…certamente para receber mais fundos para suas pesquisas furadas.” Isso, ao meu ver, é uma clara característica capitalista.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *