Início » Internacional » Mulher mais procurada da China está presa nos EUA
Acusada de corrupção

Mulher mais procurada da China está presa nos EUA

Ex-vice-prefeita de Wenzhou está presa em Nova Jérsey desde junho do ano passado enquanto aguarda uma provável deportação para a China

Mulher mais procurada da China está presa nos EUA
Foto de Yang Xiuzhu exibida na página da Interpol (Reprodução/ImagineChina)

A fugitiva mais procurada da China, a ex-vice-prefeita da cidade costeira de Wenzhou acusada de desviar mais de US $ 40 milhões, está presa nos EUA, de acordo com a agência anticorrupção do Partido Comunista da China.

Yang Xiuzhu, de 68 anos, fugiu da China em 2003 e foi detida depois de entrar nos EUA usando um passaporte holandês falso em junho do ano passado. Esta é a primeira confirmação do paradeiro de Yang em uma década. Autoridades chinesas disseram que ela escapou da prisão na Holanda em maio de 2014, após ter seu pedido de asilo político rejeitado e antes que pudesse ser deportada para a China.

Yang está sob custódia das autoridades americanas no centro de detenções do condado de Hudson, em Nova Jersey, de acordo com dados mantidos pela agência responsável pela fiscalização migratória nos EUA, o US Immigration and Customs Enforcement Agency.

Combate à corrupção na China

Repatriar ex-funcionários do governo chinês que enfrentam acusações criminais na China é um dos elementos chave da luta do presidente Xi Jingping contra a corrupção no país, algo que ele descreve como “um assunto de vida e morte” para o partido e o país. Yang está no topo de uma lista de 100 pessoas mais procuradas por suspeita de corrupção.

Nos últimos meses, a China tem se esforçado para cooperar com países como EUA e Austrália, com os quais não mantém tratados de extradição, e assegurá-los de que os direitos dos acusados serão respeitados. Yang teria chegado aos EUA de trem, pelo Canadá, e foi detida em junho do ano passado depois que a China enviou informações sobre seu passaporte falso às autoridades americanas.

Segundo Lou Martinez, porta-voz da agência de controle da imigração dos EUA, Yang está presa enquanto aguarda sua deportação para a China por “violar os termos do programa de isenção de visto”.

Fontes:
Bloomberg - China Says Its Most-Wanted Fugitive Is in U.S. Custody

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *